17 set Quais os principais instrumentos de uma orquestra?
Questão do Leitor
Para essa pergunta do nobre leitor já atendemos outrora com o infográfico da Orquestra, você já leu? Bom, como sua pesquisa não foi bem sucedida, decidi criar esse texto para que a ligação com o conteúdo seja mais rápida. De todo modo verifique o infográfico aqui!
A Orquestra Romântica possui quase que a totalidade de instrumentos com a capacidade de emitir um som em continuidade. Como assim? Imagine um violão, quando você emite a corda, o som surge e progressivamente diminui até que cesse. O mesmo ocorre com o piano, ou seja, há um limite para aquela duração.
Violão
No caso dos instrumentos da orquestra além da notável capacidade de manter um som continuamente, podemos crescer e decrescer, trabalhar com a frequência, ou seja, o controle da emissão do som, se tem a projeção.
O violão, enfim, tocou? Acabou! Compreende? Há técnicas específicas para instrumentos com esse perfil. E o violão não possui projeção comparável com nenhum instrumento da orquestra. Som muito pequeno.
Como mencionado o corpo da Orquestra se consolidou com instrumentos que possuem a capacidade de manutenção e manipulação das alturas: cordas friccionadas – violinos, violas, violoncelos, contrabaixo acústico, a harpa também compõe a Orquestra, corda dedilhada (e que não possui a capacidade citada acima). Aerofones de madeira (flauta transversal, flautim, clarinete, clarone, oboé, fagote, contra fagote e corne inglês), Aerofones de metais (trompete, trombone, trompa, e ocasionalmente tuba).
A percussão com altura definida (marimba, xilofone, glockenspiel, sinos e tímpano – e que não possuem a capacidade de manutenção das notas) e sem altura definida (percussão variada, chocalhos, pandeirolas, malacachetas).
Lembrando que a terminologia para percussão no estudo da organologia é idiofone – aos que emitem sons sem altura definida, e membranofone – para os que podem emitir vibrações em altura definida. Mas falamos disso em outro momento.
Piano
O piano, embora possa fazer parte do corpo instrumental da orquestra, é ocasional. Há orquestras que possuem, e as que não possuem. Quando presente contribui massivamente para a afinação e interlocução das famílias ou pequenos agrupamentos presentes em uma orquestração.
Vamos lá! O BLOG tem a função de atender você estudante, interessado pela música! Tem questões para colocar? Você pode escrever que chegaremos lá trazendo sua resposta!