Quais as tensões do campo harmônico menor observando a escala menor harmônica?

Quais as tensões do campo harmônico menor observando a escala menor harmônica?

Quais as tensões do campo harmônico menor observando a escala menor harmônica?

Adianto  que um campo harmônico menor ocorre com acordes provenientes das três escalas menores – primitiva, harmônica e melódica, concomitantemente.

Eu sigo realizando uma seção de perguntas e respostas rápidas, vamos ao terceiro tema da semana: Quais são as tensões do campo harmônico menor se nos basearmos pela escala menor harmônica e seus acordes?

O primeiro ponto é que teremos alterações quanto as estruturas dos acordes se compararmos a estrutura concebida na menor primitiva.

– O primeiro grau é formado por um acorde menor com sétima maior, e recebe nona maior e décima primeira justa como tensões disponíveis, e estabelece a décima terceira menor como nota evitada. Im7M

– O segundo grau é formado por um acorde meio diminuto, menor com sétima menor, e recebe a décima primeira justa como tensão disponível. A nona menor é a nota evitada. IIm7(b5). A décima terceira maior corresponde ou é enarmônica a uma sétima diminuta e tende a ser considerada como nota evitada. Sétima menor e diminuta não coexistem.

Bacana, e agora?

– O terceiro grau de um campo harmônico menor baseado na menor harmônica é formado por um acorde aumentado com sétima maior e recebe a nona maior como tensão disponível.

Da planificação e qualificação de tensão disponível há uma linha de pensamento que propõe uma estrutura que é embelezada sem a descaracterizar, e a décima terceira maior entre em choque com a quinta aumentada, nessa visão a décima terceira maior é nota evitada, assim como a décima primeira justa. bIII+7M

– O quarto grau é formado por um acorde menor com sétima menor, recebe a nona maior, e a décima terceira maior como tensões disponíveis. A décima primeira aumentada é nota evitada, por não coexistir estruturalmente com a quinta justa. IVm7

– O quinto grau é formado por um acorde maior com sétima menor, sendo que a nona menor e a décima terceira menor são tensões disponíveis. E a décima primeira justa é nota evitada. V7

Faltam poucos graus.

– O sexto grau é formado por um acorde maior com sétima maior, e recebe décima primeira aumentada e décima terceira maior como tensões disponíveis. A nona aumentada é nota evitada. bVI7M

– O sétimo grau é formado por um acorde diminuto com sétima diminuta, e recebe a nona menor e a décima terceira menor como tensões disponíveis, teremos apenas a décima primeira diminuta como nota evitada.

Os acordes diminutos e o maior com sétima menor pela presença do trítono e por aqui ocuparem posições de função tônica permitem nonas menores, no caso do maior se permite até nonas aumentadas pela questão que falei acima de qualificar sem descaracterizar.

Só sei de uma coisa!

#VemProSouzaLima