Quais as tensões do campo harmônico maior?

Quais as tensões do campo harmônico maior?

Quais as tensões do campo harmônico maior?

Promovendo uma seção de perguntas e respostas rápidas, vamos ao primeiro tema: Quais as tensões do campo harmônico maior?

– O primeiro grau de um campo harmônico maior é formado por um acorde maior com sétima maior recebe a nona maior e a décima terceira maior como tensões disponíveis, portanto a décima primeira justa será a nota evitada.

– O segundo grau é formado por um acorde menor com sétima menor, recebe a nona maior, a décima primeira justa e a décima terceira maior como tensões disponíveis.

*Aqui vale uma primeira consideração, alguns livros tratam a décima terceira maior como nota evitada. Pela consideração que a utilização da décima terceira maior em um acorde menor forma um trítono, o que descaracterizaria o acorde.

**Particularmente ensino que as estruturas de tensão devem ser hierarquizadas pelos gêneros, não por conceitos interpretativos. Desse modo considero a décima terceira maior como tensão disponível.

– O terceiro grau é formado por um acorde menor com sétima menor, recebe apenas a décima primeira justa, e justo posto, a nona menor e a décima terceira menor são notas evitadas.

– O quarto grau é formado por um acorde maior com sétima maior, e recebe nona maior, décima primeira aumentada e décima terceira maior.

– O quinto grau seja ele formado por um acorde maior com sétima menor, ou como um acorde suspenso com sétima menor, recebe como tensões a nona maior e décima terceira maior, assim sendo, a nota evitada será a décima primeira justa e décima maior, respectivamente.

– O sexto grau é formado por um acorde menor com sétima menor, e recebe nona maior e décima primeira justa como tensões disponíveis, e tem a décima terceira menor como nota evitada.

– O sétimo grau é formado por um acorde meio diminuto, menor com sétima diminuta, e recebe décima primeira justa e décima terceira menor. A nona menor é a nota evitada.

***Os conjuntos relativos repetem as mesmas estruturas e tensões.

#VemProSouzaLima