
05 jun Produtor tem que produzir, compositor, compor, instrumentista, tocar…
Produtor tem que produzir, compositor, compor, instrumentista, tocar…
Parece que comecei afirmando uma obviedade, não é verdade? Mas bem, aqui estamos falando de maneira complementar da educação musical, e para tanto deveria começar com:
Educador musical que ensina produção, precisa produzir.
Educador musical que ensina composição, precisa compor, ter obras, e realizá-las das diversas maneiras que possuímos.
Educador musical que ensina interpretação no instrumento, ou improvisação, e não toca, atinge apenas parcialmente o que é preciso para ensinar o ofício do instrumento.
Veja só!
A formação se faz através da escrita tanto quanto da oralidade. A escrita para o educador musical está no domínio da gramática, do repertório, da história, da análise, da performance em arranjo, composição ou instrumento – que condiciona a falar com propriedade sobre produzir, compor ou tocar.
E da performance se obtém por observação muitíssimos ensinamentos. Quando tocamos inspiramos. Quando compomos inspiramos. E dessas ações que deveriam ser inevitáveis atingimos objetivamente a formação do outro.
A educação musical é um mecanismo complexo, e que produzir, compor, tocar, é parte integral.
Daí vejo por aí instrumentista que ensina interpretação e sua obra é um recital que realizou de formatura em alguma etapa acadêmica, e uma dúzia de artigos. E o compositor, de obras engavetadas, que só ele sabe que existe (e a gente acredita), nada tem para mostrar do que duas ou três peças publicadas.
E isso tem a ver com a formação escolhida pelo docente?
A formação de quem educa, na minha opinião, precisa estar atrelada a pedagogia e a filosofia da educação. A prática musical é construída em cursos livres, orientação, no dia a dia, mas a educação não.
Ler e refletir é algo fundamental. Educador que nunca leu no Brasil Paulo Freire, que educador é? Educador que não sabe quem é Rubem Alves, que educador é? E por aí vai.
Não é só prática de compor, produzir e tocar. Somos seres humanos, e é fundamental humanizar através do conhecimento.