Preciso ter faculdade para ser músico?

Preciso ter faculdade para ser músico?

Preciso ter faculdade para ser músico?

Evidentemente que não. A Faculdade é um espaço de encontro. Esse é o ponto que devemos cravar em nosso imaginário.

Conheci, ao longo da minha carreira, excelentes instrumentistas que nunca estiveram em uma faculdade. Esses instrumentistas estudaram de maneira individual e particular, e bem, praticaram.

A Faculdade deve ser por excelência um ambiente arejado, onde ideias são incentivadas. Fuja de uma faculdade que hierarquiza gêneros e estilos, esse perfil de faculdade que atribui uma determinada música como melhor que a outra, é enganosa. Isso é muito burro, pense bem.

Mas a maior contradição ainda não é essa!

Imagina uma faculdade de música com perfil de bacharelado que forma professores de música! Piada parece, correto?

Alguns dos músicos atuantes como educadores nessa faculdade entendem que um programa como licenciatura é um programa para não músicos, mas só conseguem formar professores igualmente medíocres, não o que pensam ou deveriam propor formar em um curso bacharelado.

Formam para um mercado de trabalho que não existe, é isso? Sim. Então, é isso, o mercado do jazzista onde músicos compram instrumentos na casa dos cinco dígitos para lutar por um cachê de três dígitos baixos, as vezes de dois digitos.

Costumo dizer que é como entregar pizza com uma Ferrari.

Para ser instrumentista você precisa de tempo e a faculdade pode até prejudicar você. Eu, por exemplo, quando fazia bacharelado trabalhava também oito horas por dia.

Um professor exigia que memorizasse transcrições, e eu não podia, ele costumava comparar com alunos que tinham todas as tardes livres e que podiam estudar o quanto tivesse vontade, e para muitos – entre um cochilo e outro. Percebi ali que a faculdade para instrumentistas, para mim era perda de tempo, eu precisava do tempo que estava nas aulas da faculdade para praticar instrumento e saí do programa de bacharelado em instrumento.

Eu realizo tudo como instrumentista. Gravações. Produções. Palco. E não uso diploma de bacharel para nada. Sou educador e para ser educador precisamos estudar educação, pedagogia ou licenciatura em música.

Principalmente para não repetir o que esses músicos, falsos educadores, promovem por aí: educação como forma de ganhar um troco e ter alguma dignidade. Esse povo que se confunde em uma faculdade de música ao achar que são músicos e não educadores musicais.

Você precisa entender quem você é, e o que você pode fazer com o seu tempo para ser músico. Avalie isso para entender se a faculdade cabe ou não na sua agenda. E na sua renda. Na minha não cabia em tempo, e dinheiro.

Fiz técnico em música, licenciatura em música, especialização em docência em música brasileira, mestrado em educação. E estudei muito meus instrumentos.

Lembre-se sempre: fuja de educadores e lugares que te encaixotam.

O problema que estudar sozinho muitas vezes é formar um quebra-cabeças de milhares de peças que você não sabe a imagem. É preciso achar um meio termo. Fato é que um bom curso técnico pode lhe oferecer os caminhos que precisa, e o resto é com você.

Mas o curso técnico deve formar para o mercado de trabalho, e não ser um conglomerado de ideias teóricas.

#VemProSouzaLima