Preciso ser bacharel em composição para ser compositor?

Preciso ser bacharel em composição para ser compositor?

Não! Com toda certeza não. Vamos entender compositor, nessa publicação, como um músico dotado do conhecimento escrito. E ainda, que avaliamos aqui a música realizada e executada por meios escritos. Ou com alto grau de planejamento.

E para que fique claro, considero como compositor os que se dedicam a canção, ou a composição letra e música, por empirismo e intuitividade. Ocorre que nesse texto definimos um outro enfoque.

O compositor

Um compositor pode ser um grande um instrumentista, ou um educador diferenciado. A composição é parte de um processo cognitivo, que se desenvolve tanto quanto em um bacharelado em composição ou em uma vida dedicada a reflexão.

É comum um instrumentista realizar programas paralelos a sua formação, alguns se dedicam a regência enquanto outros para a composição. E como programa complementar, livre.

Em uma faculdade de composição o diferencial é a reunião das ferramentas propícias para o processo composicional. O aluno terá no programa um leque que concederá os pontos necessários para seu desenvolvimento.

Todo mundo que se forma em bacharelado em composição se torna um compositor?

Não. Da mesma maneira, quem se forma em uma faculdade de filosofia será Ou não um filósofo.

Podemos considerar que é uma falha de algumas graduações. Se a proposta de um programa é formar compositores, ou instrumentistas, e não atingimos o objetivo, o curso infelizmente é deficiente.

Um curso de composição não pode se dar ao luxo de formar especialistas em análise. Se o curso é capaz apenas de formar “analistas” deveria mudar sua nomenclatura.

Descobriu se realmente preciso ser bacharel em composição para ser compositor?

Gostou do artigo? Compartilhe!

SHARE
Previous articleQuais os principais problemas que podem ocorrer em um piano?
Next articleComo estudar uma música nova?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.