29 jun Para você quem são os pilares da música brasileira? Djavan!
Pilares da música brasileira – Djavan
Eu entendo como pilar aqueles artistas que tem o trabalho reverberado em um número expressivo de artistas. Essa reverberação que se dá em meio a artistas de um mesmo gênero e estilo, e ainda mais de outros gêneros.
Djavan é desses então que faz fila como influenciador da MPB e do pagode, samba, e até rock!
Djavan (Djavan Caetano Viana, 1949) nasceu em Maceió AL. Nordeste do Brasil.
Cantor, compositor e arranjador. Com um treinamento musical intuitivo, ele construiu sua própria linguagem em suas composições. Mistura ritmos atrativos com textos livres, elementos naturais e muita subjetividade.
Com voz firme e afinada, violão rítmico e muito bem tocado, Djavan surgiu no cenário musical brasileiro em 1975, no Festival Abertura da TV Globo com a música de sua autoria Fato Consumado.
Em seguida, lançou seu primeiro trabalho, um compacto duplo que reunia suas canções da época e que talvez não represente em fator interpretativo seu melhor trabalho, sinto muita falta de seu violão. O mesmo em seu primeiro álbum!
A voz e o violão, primeiro álbum
Em 1976 gravou o primeiro LP Djavan A voz e o violão, contendo sucessos como Flor de Lis. Suas canções eram temas novos, construindo uma carreira prolífica com discos e shows nacionais e internacionais.
Djavan, entre aqueles que até agora foram considerados pilares da música brasileira, e ainda se apresentam, tem uma obra que não para de crescer.
Seu estilo composicional inaugurou um novo emblema da composição brasileira, como dito, ressoando desde os artistas mais populares aos mais refinados. Sua discografia é superior a vinte discos.
Repertório fundamental: Flor de Lis, Fato Consumado, Sina, Meu bem querer, Oceano, Luz, Lilás, Se…, Linha do Equador, Maçã.
Eu sou fã, e considerado imprescindível para a música brasileira! Não se trata de gosto, se trata do quanto reverberou em outros artitas.
#VemProSouzaLima