Para que existe dobrado sustenido?

Para que existe dobrado sustenido?

Para que existe dobrado sustenido?

Perfeita a dúvida do leitor, e vamos avançar e quem sabe esgotar essa temática. Existe dobrado sustenido para representar a estrutura de uma nota.

Aí o leitor responde: dó dobrado sustenido é a mesma nota que ré. E eu respondo: não. Dó dobrado sustenido é a mesma altura que ré, e a isso se dá o nome enarmonia.

Nota corresponde a função que uma altura exerce. Altura corresponde a vibração que um som possui. Ou seja, nota é termo de estruturação musical, altura é termo generalista – que desconsidera contexto.

Uma nota possui contexto. Veja só: dó dobrado sustenido é sensível de ré sustenido.

Por exemplo: Em uma escala de ré sustenido menor bachiana, com F 2M 3m 4J 5J 6M 7M 8J; a estrutura em notas será ré#, mi#, fá#, sol#, lá#, si# e dó## e ré#.

Uma escala possui 7 notas. As 7 notas. Mesmo que alterem alturas, as notas permanecem sete. Não posso chamar por esse critério de estruturação musical o dó dobrado sustenido de ré, porque senão deixaríamos de ter sete notas.

Simples. A teoria auxilia na organização, não é inimiga. Pense a teoria de maneira a agregar o fato musical, e quem se lamenta e reclama disso, é porque de fato desconhece a teoria.

#VemProSouzaLima