Para que existe dobrado bemol?

Para que existe dobrado bemol?

Para que existe dobrado bemol?

Pelo mesmo motivo do dobrado sustenido. Já leu essa publicação?

Em síntese a existência de uma nomenclatura teórica é de funcionalidade estrutural. Dobrado bemol, alguém poderia dizer que inexiste como som, ou que bateria com alguma altura, seria o que chamamos de enarmônica.

Perfeito! Nesse caso o ponto de observação é o som, no entanto, a existência do dobrado bemol está atrelada ao contexto.

Contexto teórico de uma escala, por exemplo; ou se preferir de uma tonalidade.

Em utilização quantitativa o dobrado sustenido é mais utilizado que o dobrado bemol; principalmente porque as alterações presentes nas escalas menores harmônicas e melódicas – estruturas tradicionais da música ocidental, são ascendentes. E em sua constituição ou se cancela o bemol com o bequadro devolvendo o som ao estado natural, ou se altera de maneira ascendente uma nota.

Nesse caso a utilização do dobrado bemol é típica de estruturas cromáticas. Por exemplo: dó bemol maior, e em uso cromatismo descendente, o movimento descendente entre ré bemol para dó bemol, será composto por ré dobrado bemol – enarmônica de dó, é verdade, mas que explica mais claramente o movimento descendente.

E lembre, tudo sobre a ótica do sistema temperado.

Justo posto, a teoria vai sendo qualificada nesse projeto incrível que é o BLOG que dirijo.

Conhecimento para todos!

#VemProSouzaLima