O Timbre na Partitura

Timbre

O Timbre é um valor interpretativo fundamental. Tal qual uma experiência das técnicas expandidas para um instrumento específico. O timbre então vizinho da partitura, se explicado em bulas e mais bulas.

O timbre para muito mais, que passou a coexistir na medida que os instrumentos adquiriram partituras individuais. Alguns séculos atrás.

E as vozes?

Reconhecer uma voz sabemos? Sim! Pela altura! Pelo som emitido! E pelo timbre de certa maneira!

E os instrumentos?

Reconhecer um instrumento sabemos? Sim! Pelo hábito de ouvir um repertório tão diversificado!

A música do mundo possui milhares de instrumentos em seus timbres tão característicos! A música ocidental limita um pouco nossa audição no campo fonográfico – da música comercial urbana. Baterias, percussões, guitarras, violões, contrabaixo elétrico, e acústico. Piano, teclado, saxofone, trompete, trombone. Vozes tão variadas!

Qual o timbre de sua preferência?

Ou para aquele guitarrista que regula seu instrumento com tanto esmero! Com tanta paciência! Tantos e tantos botões!

Aproveite esse infográfico que representa o Timbre tão propriamente!

O conhecimento é um caminho sem volta!

João Marcondes

SHARE
Previous articleComo escrever uma partitura quanto a duração – parte 3
Next articleDica #10 Valor de uma atividade ao mercado
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.