O que vem primeiro no estudo da música?

O que vem primeiro no estudo da música?

O que vem primeiro no estudo da música?

Em um cenário ideal, na minha opinião, solfejo. A arte de ouvir e cantar, na minha concepção como educador, deveria antecipar absolutamente tudo em música.

Infelizmente o que se percebe é um grau de ansiedade muitíssimo alto por parte dos estudantes de música, e uma cobrança que o instrutor acaba por ceder e romper qualquer planejamento.

Então, o que deve vir antes é a organização do programa e sua proposta.

Um projeto pedagógico deve ser mantido independentemente das vontades e necessidades dos estudantes. Até entendo que precisamos ter espaço para nos adaptar, mas um projeto prevê uma construção que culmina em algo, assim se espera uma formação.

Como trabalhar o projeto pedagógico?

O instrutor ou coordenador de um programa precisa demonstrar o percurso, ter segurança dele, levar o estudante passo a passo, e ao mesmo tempo que conduz o presente, demonstra os elos com o que veio antes e o que virá depois.

Ou seja, o estudante precisa compreender o processo em que está inserido. É uma jornada. E que se vier sem surpresas, será melhor.

Por exemplo: estamos caminhando junto, e passaremos no futuro breve  por um caminho mais tortuoso. Advertir sobre é algo realmente importante, para que o estudante possa se preparar emocionalmente para o momento que vai chegar.

O domínio pleno do percurso pelo instrutor ou coordenador pedagógico é um fundamento básico para a boa realização de um projeto pedagógico. Esse é um ponto central!

#VemProSouzaLima

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