30 set O que são modos gregos?
O que são modos gregos?
O nome dos modos que hoje utilizamos derivados de uma escala maior na realidade são modos gregorianos ou eclesiásticos. Apenas os nomes de fato são dos modos gregos, citados por exemplo, por Platão no livro A República.
Todavia ao menos mil e quinhentos anos separam os modos eclesiásticos da Igreja Católica Romana e os modos gregos. Os modos eclesiásticos, ou gregorianos – referência ao Papa Gregório, são derivados das escalas maiores. Ou seja, a ela são associados.
Vale ressaltar que o primeiro grau de uma escala maior, justamente é o modo chamado jônio ou jônico. É a estrutura selecionada entre os modos antigos para representar o Deus único. Escala justamente é uma posição eclesiástica, “escada” a Deus.
Justamente os modos gregos originais não eram organizados em escalas.
A estrutura do jônio é de tom tom semitom, tom tom tom semitom. Em intervalos T 2M 3M 4J 5J 6M 7M e 8J.
Ao partir do segundo grau forma-se o modo dórico, e se reorganizam os semitons tom semitom tom, tom tom semitom tom, o que resulta em um núcleo intervalar novo F 2M 3m 4J 5J 6M 7m 8J. Repare que um intervalo foi passado a frente.
O terceiro grau forma o modo frígio, semitom tom tom tom tom semitom tom tom. Por intervalo F 2m 3m 4J 5J 6m 7m 8J.
O quarto grau forma lídio, tom tom tom semitom tom tom semitom. Com F 2M 3M 4+ 5J 6M 7M 8J. E o quinto grau forma mixolídio, tom tom semitom, tom tom semitom tom. Com F 2M 3M 4J 5J 6M 7m 8J.
O sexto grau, eólio, é o modo selecionado para constituir o que chamamos de escala menor. Relativa menor. Em tom semitom tom tom semitom tom tom. Com F 2M 3m 4J 5J 6m 7m 8J.
O sétimo grau, lócrio, é o modo do sétimo grau, como curiosidade sequer é citado entre os modos gregos de fato por Platão – e existem diversas teorias a respeito, inclusive de que anos antes de Cristo, esse modo não existia. Se forma em semitom, tom tom semitom, tom tom tom. Com F 2m 3m 4J 5d 6m 7m 8J.
São 3 modos maiores, 4 modos menores, em classificação contemporânea.
Modos e escalas
Convencionou-se no estudo da improvisação gerar os modos a partir de cada uma das 12 tonalidades. Então haverá 12 modos de cada. Totalizando 84 modos eclesiásticos ou gregorianos.
Não se assuste com os vídeos chamando de modos gregos, ou um professor que falar isso, apenas não conhece a história da música, e usam de modo a simplificar a origem.