O que são Cordofones para organologia?

organologia

Como parte integrante da coleção Universo dos Sons, e parte também do Glossário do nosso BLOG, lançamos com essa publicação uma breve reflexão sobre organanologia. Hoje uma relação dos instrumentos musicais Cordofones!

O primeiro tratado a respeito da Organologia provém do belga Victor-Charles Mahillon, que publicou o Catalogue déscriptif et analytique du Musée Instrumental du Conservatoire Royal de Musique de Bruxelles”, ainda no século XIX.

Desde então identificamos os instrumentos pela forma de emitir som, por cordas, ventilação humana, membrana com e sem altura definida, ou seja, a análise da sonoridade obtida por cada combinação. Isto é o estudo da organologia.

Alguns anos atrás fiquei abismado que músicos, educadores, graduados e mestres, doutores, desconheciam o termo organologia. E o pior o estudo da organologia. Desconheciam completamente o assunto. Organologia não é instrumentação.

Evidentemente o estudo da Organologia avançou em parâmetros e análises, que representam a consolidação do pensamento musical ante o que se considera primário na emissão do timbre individual.  Os instrumentos também podem ser identificados por função, passo que exerce em cada agrupamento: se melódica, harmônica, rítmica, ou combinadas.

A equistância dos dois pensamentos parece mais útil para a formação do músico.

Os cordofones

Para a primeira publicação da série vamos falar dos cordofones que são instrumentos capazes de emitir alturas através de diversos mecanismos como o pinçar, a fricção, e até a ação percussiva, a partir de uma corda.

A forma de se obter som se relaciona diretamente com a sensação de timbre. E dessa forma, que até possui variáveis oriundas da técnica expandida, os instrumentos são novamente qualificados em três grandes grupos: Cordofone pinçado, cordofone percutido ou cordofone friccionado.

O violão, o cravo, a guitarra elétrica, o contrabaixo elétrico, a harpa estão em proximidade. Por serem instrumentos cordofones pinçados.

Cravo e piano?

Embora estejam relacionados pela menção histórica, as teclas não definem família para a organologia. O teclado eletrônico, acordeom, piano, cravo, escaleta, orgão, todos dotados de teclas, possuem definições organológicas distintas. A forma que cada um desses instrumentos emite as alturas diverge, um por pinçar, outro pelo movimento da ventilação humana, outro em percutir.

Friccionar

A fricção define a ação habitual do violino, viola, rabeca, contrabaixo acústico e o violoncelo, que podem surgir momentos pinçados, mas vale ressaltar que o timbre consolidado na análise organológica pontua ao ato de friccionar por ser sua maior característica ao tocar.

O contrabaixo acústico no estilo jazzístico potencializa sua execução totalmente ao ato de pinçar. A organologia tradicional não prevê essa variação estando o contrabaixo na família das cordas friccionadas, embora sua execução da música popular o deixe mais próximo ao instrumentos cordofones pinçados como o violão e a guitarra.

A organologia contribui diretamente a prática do arranjo e da instrumentação. Aproveite! Vamos conhecer mais no infográfico abaixo!

Possuímos um curso de arranjo que prevê o estudo da organologia, saiba mais aqui!

#VemProSouzaLima

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João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.