O que é uma trilha sonora não-temática?

O que é uma trilha sonora não-temática?

O que é uma trilha sonora não-temática?

A ausência de música pode até ser uma opção para uma trilha sonora não temática, o emprego do silêncio como ponto de tensionamento, com a inclusão breve de um ruído que promova sensação.

De fato a música não temática é convergente por uma ação expandida. Uma música cuja linha melódica se estende tão amplamente que perdemos a noção de fraseologia. Deixando então, justamente, de alimentar a característica mais importante de uma trilha sonora temática, o cantábile.

Uma sensação melódica que não conseguimos organizar como melodia justamente favorece a percepção de uma trilha sonora não-temática, em sua consolidação.

Evidente que algo não-temático poderia ser uma trilha utilizando apenas da harmonia em suas texturas, no entanto, o fundamento central descarta a percepção de melodia organizada.

Linha melódica não é melodia.

O contrabaixo, na música popular, toca sons de maneira melódica, um a um. Mas o que ele executa é uma linha melódica, não uma melodia. O baixo pode realizar melodia, mas sua execução principal é de linha melódica – como complemento ou profundidade harmônica.

A trilha não-temática justamente caminha por essa prerrogativa. Ela cria sensações, induz, confere até tonalidade, mas entrega apenas sentidos não cantábiles.

#VemProSouzaLima

Ano que vem tem curso técnico em composição e arranjo com ênfase em trilha sonora, vamos estudar?