O que é uma Orquestra de Frevo?

O que é uma Orquestra de Frevo?

O que é uma Orquestra de Frevo?

Seguindo com a série SL Infográficos, o agrupamento Orquestra de Frevo é uma variação brasileira das fanfarras europeias e até da big-band norte-americana – embora tenham surgido contemporaneamente.

A Orquestra de Frevo é um grupo que se origina com ventos, instrumentos de sopro, metais (trompete, trombones, tubas e até bombardinos) e madeiras (com saxofones e flauta transversal), apoiados em base rítmica de caixa clara (malacacheta) e bumbo.

O cenário é o Recife e as ladeiras íngremes de Olinda, no estado de Pernambuco. A época é o carnaval, e os folguedos e cordões carnavalescos onde nasceram o Frevo e o Maracatu.
O andamento é rápido, no italiano presto ou até prestíssimo – termos que usamos até hoje nas partituras de música escrita.

Os temas precisam ser lidos, mas com intuito de serem memorizados, na subida não há estante de partitura ou dinâmica que aguente ler tocando.

Haja coração! O bloco puxado não pode congestionar as vias estreitas, igrejas assistem em todo canto. E o carnaval segue com bonecões e muita gente fantasiada.

Passa uma Orquestra de Frevo apenas com violões e cavaquinho, um pandeiro, e muita gente cantando. O andamento é mais lento, o tom instrumental ou vocal, sempre o mais estridente possível.

Em 2003 quando fui visitar Olinda para presenciar seu Carnaval, os locais se referem a Orquestra de Frevo como qualquer agrupamento que puxa um bloco carnavalesco. Como marco, e dada a profissionalização de alguns grupos que visitaram o carnaval nas ruas íngremes da cidade, fixou-se um caráter instrumental ao frevo. Mas se canta, e se canta muito.

Tudo é Orquestra de Frevo nos dias de carnaval basta que se movimente cantando pelas ruas tão animadas de lá. No mercado fonográfico, no entanto, os grupos de frevo equipararam-se a Big-Band – não sei se como alcunha ou necessidade de um gênero, ritmo ou até de um grupo, o de procurar um norte consolidado na indústria fonográfica.

Curiosidade

Em um encontro musical entre uma Big-Band norte-americana e uma Orquestra de Frevo brasileira, percebeu-se a diferença. Não se trata apenas de instrumentações que são parecidas, trata-se de linguagem, de estética, de maneira de tocar, de condicionamento fisiológico dos instrumentistas, da forma com que se organizam as notas e os ritmos.

Tanto a Orquestra de Frevo e a Big-Band nasceram para acompanhar a dança. Ambas vieram das fanfarras. A Big-Band se consolidou em salões compostas com instrumentos como a bateria e o piano, ali sentados.

A Orquestra de Frevo até vive em um salão ou teatro, mas se o horário de fechar o teatro chegou, basta levantar da cadeira e levar o público para seguir o mesmo som do agrupamento que também ecoa em uma charmosa casa de concerto para a rua, com o mesmo resultado sonoro.

Vamos ler nosso infográfico?

Orquestra de Frevo

#FiqueEmCasa e depois #VemProSouzaLima

Que tal ouvir agora quem é referência no assunto?