O que é uma música descritiva?

O que é uma música descritiva?

O que é uma música descritiva?

Uma obra instrumental, ou seja, que foge da palavra para sua apresentação, e que procura através dos sons descrever sentimentos e sensações, consolida-se como uma obra musical descritiva.

Uma música descritiva pode ser não-programática, conversar com um texto, poesia, quadro, contar uma história, e permanecer como música pura – o que a priori é sua vontade.

A música programática prefere sublinhar, grifar, destacar, elementos de uma narrativa, sendo como música algo complementar. Ou seja, pode até estar impregnada de elementos descritivos, mas depende de outra arte para consolidar sua sensação.

Pensemos nos poemas sinfônicos de Franz Lizst (1811 – 1886) que procuram contar histórias, sagas, sem a menção de uma única palavra. É uma história contada através dos sons. Aí está o potencial máximo de uma música descritiva.

Eu, lancei em 2022, um álbum com fantasias sobre os duzentos anos da independência do Brasil. Ideia do amigo e aluno Pedro Ferreira, que financiou o projeto, e ainda mais ofereceu temas para que eu realizasse as composições. É uma experiência estética de música descritiva.

A música do álbum PINDORAMA está alheia a outras artes, então uma música não-programática, mas que quer contar algo, justo ponto música descritiva.

Se interessou pelo assunto? Criei um curso técnico para falarmos sobre.