11 dez O que é uma escala simétrica?
O que é uma escala simétrica?
É uma estrutura, um conjunto de notas organizada de maneira escalar, que mantém padrão ou padrões notáveis na alteração entre os graus. São elas:
1| Simetria de tom entre os graus sucessivos, notas sucessivas: Escala Hexafônica, também chamada de escala de Tons Inteiros.
2| Simetria de semitom entre os graus sucessivos, notas sucessivas: Escala cromática.
3| Simetria alternada de tom e semitom, ou vice-versa semitom e tom, notas sucessivas alternando entre um dos dois formatos: Escala Octatônica ou diminuta.
As escalas simétricas não são apenas escalas “que possuem exatamente a mesma sequência de intervalos quando tocadas de forma ascendente e descendente” como sugere um outro site. Porque nessa afirmação se exclui estruturas octatônicas, que são simétricas esteticamente e tecnicamente, e se inclui um modo gregoriano(!?).
Observe que seria possível considerar o modo dórico (T St T T T St T), organizado de maneira escalar, como pertencente a esse grupo de escalas simétricas. O conjunto do modo dórico organizado de maneira escalar possui simetria, fato, é espelho de si mesmo, mas isso não o traz para o grupo de escalas ou estruturas simétricas.
A simetria em música é repertório de discurso estético relacionado as práticas da música do século XX, proveniente da expansão da tonalidade e preliminar ao atonalismo sendo semente das composições de uma nova forma de se organizar o fazer musical pós-impressionismo musical de Debussy e Ravel, tanto quanto de uma observação estrutural simplista.
Compreendeu amigo? Quer saber mais sobre as escalas simétricas? Temos publicações a esse respeito aqui no BLOG Souza Lima!
Vamos lá! Vamos em frente!
#VemProSouzaLima