O que é um poema sinfônico?

O que é um poema sinfônico?

O que é um poema sinfônico?

É uma peça de origem romântica, típica do século XIX, onde compositores desenvolveram obras de caráter descritivo. Remontando poesias e prosas, estórias fantásticas e até mesmo o percurso de um rio em obras musicais.

O principal nome do poema sinfônico é o compositor Franz Lizst (1811 – 1886) – pianista virtuoso, e exímio compositor húngaro, que além de ter criado o conceito ainda desenvolveu diversas obras para Orquestra Sinfônica, com essa característica.

Como funciona?

Toda via sua disposição do poema sinfônico representa uma ruptura as tradições da Sinfonia – como obra clássica, com sua primeira peça em forma sonota; e as demais com demandas de andamento, métrica e forma.

Justamente uma peça longa e descritiva.

Por fim entre as minhas obras destaco o poema sinfônico “O indelével prenúncio das águas” – que justamente repete famosa obra descrevendo o percurso de um rio, no caso desta peça. Trata-se portanto de um rio nosso – o rio Tietê que atravessa o estado de São Paulo e tem um percurso bastante peculiar, e na música é descrito em seu passeio pelo estado que nasci e resido.

Resultados?

Contudo quer coisa ainda mais legal, pesquise um aluno que recentemente publicou seu poema sinfônico em todo streaming, Agni Berti e sua obra Revenir. Criada dentro de um programa de formação que leciono.

(Tem lugar que o estudo é uma falácia, mas o espaço em que eu leciono é de realização)

Estudamos isso onde?

Revenir: Poema Sinfônico para Maupassant, Agni Berti by Agni Berti – Qobuz

Essa espécie de composição estudamos no curso de composição e arranjo com ênfase em trilha sonora, na disciplina Introdução a trilha sonora, no estudo da música descritiva.

Acesse: www.souzalima.com.br e conheça esse e outros cursos!