22 mar O que é um músico correpetidor?
O que é um músico correpetidor?
É o instrumentista especializado em acompanhar atividades docentes principalmente no estudo do canto lírico e da regência.
Habitualmente o correpetidor é pianista, mas na história da música já cumpriram a função de correpetidor organistas e cravistas.
Remete ao cravo a origem da função correpetidor. Esse instrumentista tocava o elemento conhecido como baixo cifrado – uma espécie de síntese do que está orquestrado ou composto. Justamente, esse músico passou a ser utilizado em ensaios que antecediam a reunião de um agrupamento expressivo em número de músicos.
O músico correpetidor procura repetir a textura da orquestração, com suas múltiplas vozes e camadas fruto de homofonia, e até polifonia.
O fato acima remete ao período renascentista e barroco, algo recorrente ainda hoje nos ensaios para Óperas e Musicais.
MÚSICA POPULAR
Até mesmo a música popular utiliza o termo de músico correpetidor, incluindo violonistas e guitarristas como possíveis realizadores da correpetição – nesse último caso já com característica de acompanhamento. E aqui já se espera do músico a capacidade de troca de tonalidades – tocar a mesma música em todos os tons; e a facilidade em tocar diferentes ritmos e gêneros.
A experiência que se adquire como correpetidor é muito bacana! Pense nisso ao organizar sua carreira, quem sabe você pode auxiliar um professor agindo como correpetidor?
Hoje a ação do correpetidor é um belo campo de trabalho por fazer parte de atividades letivas dos estudantes de regência, de grupos vocais – coro popular e erudito, e de muitos cantores em preparação para espetáculos.