O que é um modo mixolídio?

O que é um modo mixolídio?

O que é um modo mixolídio?

Nos dias de hoje o modo mixolídio, por sua vez, é aquele extraído do quinto grau de uma escala maior. Por exemplo, a escala de dó maior – dó ré mi fá sol lá si dó, fornece um conjunto de notas, e se partirmos de sol, quinto grau, formando sol lá si dó ré mi fá sol, com sons naturais, os mesmos da escala maior, formamos mixolídio.

Assim o sistema musical, principalmente no estudo da improvisação, utilizada de doze modos mixolídios. Um para cada altura, desconsiderando os enarmônicos.

É um modo maior que possui estrutura de tom tom semitom tom tom semitom tom, e em intervalos F 2M 3M 4J 5J 6M 7m 8J. Sua nota característica é a sétima menor, e sua nota a evitar – conceito bem curioso, é a quarta justa.

Esse tema é estudado em cursos de improvisação e harmonia, aqui no Souza Lima.

#VemProSouzaLima

A prerrogativa do uso dos modos está nos dias de hoje mais para improvisação. Compositores e arranjadores utilizam desse elemento, mas não no centro de seu pensamento.

Os modos são colocados como ferramenta de desenvolvimento. Não como centro de ação musical.

Na reforma da educação musical, voltada para a música popular, nos anos 1950, retomou-se a ideia e uso dos modos. No entanto, é fundamental ponderar o uso, ou usar de maneira inteligente o conceito dos modos, seja qual ele for.