O que é um dominante secundário?

Dominante secundária

O que é um dominante secundário?

A teoria dos dominantes secundários parte da afirmação que todo acorde (exceto a estrutura meio diminuta – tríade diminuta com sétima menor) possui sua própria dominante.

O acorde dominante da tonalidade é chamado dominante primário ou dominante primária. Justo posto se os demais acordes terão sua própria dominante, quase que em totalidade, serão assim dominantes secundárias.

Algumas características de uma dominante secundária:

  1. A fundamental do acorde é uma altura diatônica.
  2. A terça do acorde dominante secundário será sensível artificial para a tônica do acorde com que o dominante se relaciona.
  3. As extensões de uma dominante secundária são diatônicas.

Vamos agora representar em pauta as três características para aperfeiçoar a visualização?

Dominante secundária

O acorde dominante do primeiro grau é uma dominante primária. Os outros cinco acordes possuem cada qual sua dominante secundária.

Observe que as dominantes secundárias compõem novos tritonos, sempre constituído com a sensível ascendente artificial. A única exceção está no dominante do quarto grau, que estabelece o tritono mediante alteração descendente na sétima.

As estruturas serão chamadas de V7/IIm7; V7/IIIm7; V7/IV7M; V7/V7; V7/VIm7.

Dentro do sistema diatônico é possível estabelecer apenas seis tritonos. Ou seja: um mesmo trítono está em dois acordes dominantes, para agora somados os dominantes secundários temos presentes os seis trítonos possíveis para o sistema diatônico irrigando a prática musical.

Algo muito importante é perceber que estamos tratando de uma questão prática, pela maneira que as músicas se comportam já há alguns séculos.

Nos faltou agora tratar a terceira característica, as extensões de uma dominante secundária são diatônicas.

Dominante secundária

Dentre as estruturas do acorde avaliado, A7, como V7/IIm7, as extensões que ocorrem são nona maior, nona aumentada (enarmônica da terça menor, observe que na de dó passamos para si sustenido para caracterizar a nona), décima primeira justa (nota evitada, já que terça maior e quarta justa não coexistem sem descaracterizar um acorde), e décima terceira menor.

Então V7/IIm7, no caso A7, poderá atuar com nona maior e décima terceira menor, ou com nona aumentada e décima terceira menor.

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João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.