O que é um dominante primário?

O que é um dominante primário?

O que é um dominante primário?

É o acorde de estrutura maior com sétima menor, composto a priori sobre o quinto grau de uma escala diatônica maior, ou no quinto grau de uma escala menor harmônica e de uma escala menor melódica.

É um acorde cuja estrutura de resolução estabelece a composição do sistema diatônico, já que entre a terça e a sétima do acorde está o trítono da tonalidade, composto justamente pelos movimentos de sensível VII para o VIII grau melódicos – ascendente, e IV para o III grau melódicos – descendente.

Na resolução da escala maior ambas as resoluções ocorrem por semitom. Na resolução da escala menor a resolução ascendente ocorre por semitom, e a descendente ocorre por um tom (por elemento de estrutura cultural).

Dá-se o nome dominante primário por ser o acorde que estabelece relação direta com a tônica de uma tonalidade, e por estar presente na estrutura da tonalidade, já que os acordes conhecidos como dominantes secundários serão justificados de outra maneira na instrução da prática musical.

Há uma terceira função dominante conhecida como dominante estendida.

O que reconhecemos como dominante substituta pode ser representante de quaisquer funções – primária, secundária e estendida. Deixemos isto para outro momento.

Vamos lá!

Gostou da publicação? Compartilhe!

#VemProSouzaLima