O que é trilha sonora?

trilha sonora

Trilha sonora é música que compõe ou alimenta um segundo objeto ou ambiente artístico, com intuito de sublinhar, fortalecer ou afirmar sensações humanas.

A partir de valores estéticos e técnicos a trilha sonora se estabeleceu.

A trilha sonora então é algo constituído para que se destaquem valores fundamentais da arte encenada – da dança, da dramaturgia teatral ou cinematográfica, mas também pode alimentar ou compor a exposição de um museu.

Desde o período Barroco quando a música propositadamente se separou de outras artes, ganhando notável destaque nas composições instrumentais, através das tocatas constituiu-se valor para uma arte pura – restrita e comunicativa e organizando apenas som e silêncio. Sem associação direta ou indireta com cerimônias religiosas ou outras artes.

A ideia de música pura

Sequer a música vocal, se dotada de texto, estava relacionada por esse pensamento, por esse ponto de vista cuja arte pura se sobressaía.

O notável propulsor, o compositor, provavelmente um dos maiores da história da música ocidental, ou senão o maior de todos os tempos, J.S. Bach, fora partidário da música pura.

Música para coreografia, não coreografia para música

A música prosseguiu fortalecida e apoiada em outras artes. E possui protagonismo, mesmo que secundária na construção de determinadas linguagens artísticas. O que justifica a existência do conceito de trilha sonora.

Desde o século XIX os coreógrafos compõem dança sem que haja música, para que um músico compositor a faça a seguir inspirado nos movimentos previamente concebidos. Estava evidenciado então o reforço ou até surgimento dos preceitos que separam música pura e trilha sonora.

Há obras compostas previamente, e até mesmo compositores que propuseram música para dança, mas nos dias de hoje os coreográficos reservam a si a independência para novas criações artísticas.

Há nessa projeção uma inversão, se antes a música era composta para que se dançasse, desde então a música passou composta para ilustrar, sublinhar ou fortalecer um movimento coreográfico.

Secundária

Ao que se afirma, a trilha sonora embora fundamental é uma forma de tornar a música uma ação secundária, seja na estrutura de uma obra artística da dança, teatro, cinema, ou de uma exposição de artes visuais.

Interagindo com os sons diegéticos – aqueles que fazem parte da cena originalmente gravada, ambiências e ruídos, a trilha sonora é uma obra composta especialmente para essa ocasião.

Um filme depois de composto, roteirizado, valorado em pesquisas, situado na história, gravado, e até editado, procura através de seu diretor geral um músico compositor que estabeleça trilha sonora original, em grande parte, para a película.

O conceito de trilha deflagra uma obra musical que é complementar com funções e direções pré-determinadas, que alimentam outra espécie de obra artística, sublinhando passagens e pontos de ênfase cenográfica ou cênica.

Mas podemos utilizar uma obra que existe e foi composta para outra ocasião como trilha sonora?

Sim. Embora devêssemos considerar por respeito a origem proposta pelo compositor da obra. Tive essa conversa certa dia com um coreografo que decidiu dançar a Área na quarta corda, de Bach. O que Bach considerava sobre sua criação? Para tal, deveria ser respeitada.

Dançar Bach então é uma heresia?

Não, ninguém será preso por isso (ao menos por enquanto), ocorre que algumas de suas obras foram criadas com a finalidade de apreciação, pura e simplesmente.

Criou-se com a trilha sonora uma nova escola para a música. Uma escola de aprendizagem voltada a composição, que utiliza dos recursos da composição, mas que se estabelece de forma dependente do que se procura ou se prevê ilustrar.

Do que se procura ou prevê sublinhar, destacar.

A música é uma arte independente, tal qual uma arte complementar e desse complemento estabelecemos o nome de trilha sonora.

Qual é uma trilha inesquecível para você? A minha sem dúvida é a do Senhor dos Anéis.

Se for de games, do Super Mário. De Série? GoT.

#VemProSouzaLima

Artigo publicado em 21 de maio de 2018, ampliado e revisado comemorando o TOP5 do BLOG Souza Lima em 2018. Na quinta posição, provavelmente seria primeiro, pois é o artigo mais novo que está nesta singela listagem de acessos. Novamente atualizado em 24 de julho de 2020.

Quer estudar composição? Teremos no segundo semestre um curso via transmissão! Saiba mais aqui!

E se precisar de uma trilha sonora escreva para joao.marcondes@souzalima.com.br e falamos a respeito!

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João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/