O que é Streaming?

João Marcondes

Sem medo de parecer presunçoso: streaming foi a salvação do mercado fonográfico central. As megacorporações do entretenimento fonográfico respiraram aliviadas com a invenção do streaming.

A priori streaming é um meio tecnológico de se compartilhar dados utilizando a internet, com qualidade e rapidez. Stream em inglês significa riacho, assim streaming em analogia corresponde a determinado fluxo contínuo de informações.

Para a música o Streaming representa um empréstimo. Não existe aquisição. A assinatura de determinado streaming concede acesso a um banco de dados com milhões de fonogramas.

Spotify, Deezer, iTunesMusic, Napster (hoje em dia),  até mesmo o Youtube são exemplos de streaming.

Alguns atuam com propaganda. Outros com assinatura.

Para a música independente o streaming ao mesmo tempo que representa um compartilhamento espetacular de informação em plano global, representa um caos financeiro. Financeiramente o streaming gera renda considerável a partir de milhões e milhões de audições.

Comemoramos ser ouvidos por trinta mil pessoas ocasionalmente, mas a reversão monetária de um “sucesso” é irrisória.

Veja que a bancarrota do mercado fonográfico central, e a diminuição para quase zero de lojas especializadas constituíram um desfalque ainda sem resolução. Em comércio de discos, cds, dvds, onde muitos perderam milhões, a música independente só perdeu milhares com a inutilização do CD. E esses milhares não encontraram meio de retorno.

O mercado independente hoje se escora em leis de incentivo no Brasil. No estado de São Paulo nos PROACs ou em leis municipais de cultura espalhadas pelos rincões do Brasil…

O Streaming Spotify, primeiro aplicativo popularizado no perfil, completa dez anos nesse 2018, e o que parecia e de fato é muito bom – em qualidade de áudio, praticidade, causou uma nova encruzilhada justamente aos que mais precisavam. Como o Mercado independente vai se reinventar?

Por hora colecionando prejuízos ou vivendo as custas do estado?

O mercado independente chegou a mais ouvidos, o que faz desses acessos financeiramente, no entanto, não ocupa as finanças de cem cds vendidos.

A história com Streaming é descartável como os celulares de hoje em dia. É o futuro, mas um futuro bem sem graça. Saudade que dá até mesmo dos cds.

 

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João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.