08 set O que é roda de samba?
Roda de samba é uma manifestação popular, oriunda do sudeste brasileiro. Um encontro típico da cultura brasileira, que reúne tradição musical, e culinária.
Embora seja típico do sudeste brasileiro, e estado da Bahia, hoje a roda de samba está difundida em todo território nacional.
Originalmente tem relação direta com o samba de roda, manifestação cultural, presente na Bahia, do centro para o sul, onde se dança em roda normalmente cantigas folclóricas do gênero, com percussão de atabaques, agogê, gonguê, e palmas, promovendo o canto.
O samba de roda é similar ao miudinho, muito registrado no mercado fonográfico. Pode ocorrer violas caipiras, ou algo que simule terças e sextas.
Roda de samba
A roda de samba já conta com atribuição de instrumentos europeus, como o cavaquinho e o violão – de seis e sete cordas. Banjo brasileiro, solistas variados – flauta, trombone, clarinete.
E percussão, entre membranofones – tambores de tamanho variado, tamtam, surdo, rebolo, repique de anel, repique de mão, pandeiro de couro, pandeiro de náilon e tamborim, até atabaques; e idiofones – chocalhos, agogô e gonguê. Acompanhando o coro, voz solista, e em repertório normalmente fonográfico – música popular.
Em sua história as rodas de samba se estabeleceram no Rio de Janeiro nas casas das tias baianas, como Tia Ciata, no início do século XX.
Nas rodas de samba se manifesta em execução a cuíca, um instrumento de percussão friccionado, similar ao tambor onça presente no norte e parte do nordeste do Brasil.
Elucidou sua dúvida? Compartilhe!
E não é que chegou até no Japão?