O que é Quarteto de Cordas?

O que é Quarteto de Cordas?

É um agrupamento musical típico da música clássica, embora tenha de alguma maneira sido apresentado no Barroco Tardio, e que reúne dois violinos, uma viola e um violoncelo. Todos instrumentos de cordas friccionadas de ampla projeção sonora e controle de dinâmica.

Para recordar quem já acompanha o BLOG, ou para explicar a quem ainda não está habituado aos termos, friccionar é obter som pelo atrito no caso do arco dos instrumentos postados na mão direita com as respectivas cordas.

Este agrupamento tornou-se ciclo contínua das obras dos principais compositores da música escrita. Haydn, Mozart, Beethoven, Debussy, Villa-Lobos são alguns dos principais compositores que dedicaram obras ao quarteto de cordas.

Fato relevante é que nesta reunião habitualmente todos os instrumentos exercem função melódica, oscilando entre as camadas. Ou seja: quaisquer dos instrumentos poderá ter protagonismo momentâneo ou contínuo, no entanto o que se considera ideal para os processos criativos dessa reunião de instrumentos é que todos sejam extremamente desenvolvidos.

Esse desenvolvimento típico pode se basear nas estratégias do contraponto, desenvolvidas desde o período renascentista na prática vocal, e que podem ser mais potencializadas quando tratamos de instrumentos de prática exclusivamente instrumental.

Perfeito! Falamos um pouco, vamos agora conferir a extensão dessa publicação do BLOG Souza Lima no infográfico que preparamos?

Eu sou o autor do projeto, Professor João Marcondes, assino esse texto e conteúdo, que contou com o designer de Jean Forrer! Grande parceiro!

Quarteto de Cordas

SHARE
Previous articleQuais as principais características do pagode?
Next articleQual a diferença entre mandolin e bandolim?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.