O que é Posição Aberta e Posição Fechada quanto a acorde?

Posição é a maneira que se dispõe o conjunto de notas que se representa ou se executa um acorde. Comparando iguais disposição, se fundamental ou alguma inversão, entre si.

A posição fechada é aquela cujas terças que compõe o conjunto de um acorde estão apresentadas de maneira sucessiva e ininterrupta (com exceção da 4ª voz de uma tríade – dó mi sol dó, fechada).

Enquanto a posição aberta o mesmo conjunto está apresentado de maneira interrompida, quanto às terças sobrepostas que o originam.

Dó mi sol, identificado o conjunto, como tríade maior.

Dó, mi, sol, si, identificado o conjunto, como tétrade maior com sétima maior.

Fato que uma estrutura de acorde, seja de posição aberta ou de posição fechada, usufrui do mesmo conjunto de notas.

 

 

Quanto a inversões

A questão da posição aberta e fechada se mantem quando se trata de inversões. Quando determinado som do conjunto que não sua fundamental está apresentada como nota mais grave.

TRÍADE

A tríade possui posição fundamental, e duas inversões.

Se o baixo está na terça, primeira inversão.

Se o baixo está na quinta, segunda inversão.

TÉTRADE

A tétrade possui posição fundamental, e três inversões.

Se o baixo está na terça, primeira inversão.

Se o baixo está na quinta, segunda inversão.

Se o baixo está na sétima, terceira inversão.

 

 

O baixo pode estar apenas nas notas que compõe o conjunto. Se eventualmente encontrar um acorde cuja nota que está no baixo, não faz parte do conjunto, é porque se trata de outro conjunto. Não vamos chamar de erro, pois a concepção da cifra é facilitar ao máximo a interpretação. Mas não escreve algo que vá de encontro a ideia de conjunto em uma avaliação.

Cifra: Uma linguagem interpretativa.

Essa publicação contribui com o argumento de que a Cifra é uma linguagem totalmente interpretativa. Em contraposição a partitura cuja linguagem é direta.

A cifra estipula o conjunto de notas sem declarar disposição. A disposição é estabelecida por  questões como: gênero, estilo e a especificidade de um instrumento.

#VemProSouzaLima

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João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.