O que é Posição Aberta e Posição Fechada quanto a acorde?

Posição é a maneira que se dispõe o conjunto de notas que se representa ou se executa um acorde. Comparando iguais disposição, se fundamental ou alguma inversão, entre si.

A posição fechada é aquela cujas terças que compõe o conjunto de um acorde estão apresentadas de maneira sucessiva e ininterrupta (com exceção da 4ª voz de uma tríade – dó mi sol dó, fechada).

Enquanto a posição aberta o mesmo conjunto está apresentado de maneira interrompida, quanto às terças sobrepostas que o originam.

Dó mi sol, identificado o conjunto, como tríade maior.

Dó, mi, sol, si, identificado o conjunto, como tétrade maior com sétima maior.

Fato que uma estrutura de acorde, seja de posição aberta ou de posição fechada, usufrui do mesmo conjunto de notas.

 

 

Quanto a inversões

A questão da posição aberta e fechada se mantem quando se trata de inversões. Quando determinado som do conjunto que não sua fundamental está apresentada como nota mais grave.

TRÍADE

A tríade possui posição fundamental, e duas inversões.

Se o baixo está na terça, primeira inversão.

Se o baixo está na quinta, segunda inversão.

TÉTRADE

A tétrade possui posição fundamental, e três inversões.

Se o baixo está na terça, primeira inversão.

Se o baixo está na quinta, segunda inversão.

Se o baixo está na sétima, terceira inversão.

 

 

O baixo pode estar apenas nas notas que compõe o conjunto. Se eventualmente encontrar um acorde cuja nota que está no baixo, não faz parte do conjunto, é porque se trata de outro conjunto. Não vamos chamar de erro, pois a concepção da cifra é facilitar ao máximo a interpretação. Mas não escreve algo que vá de encontro a ideia de conjunto em uma avaliação.

Cifra: Uma linguagem interpretativa.

Essa publicação contribui com o argumento de que a Cifra é uma linguagem totalmente interpretativa. Em contraposição a partitura cuja linguagem é direta.

A cifra estipula o conjunto de notas sem declarar disposição. A disposição é estabelecida por  questões como: gênero, estilo e a especificidade de um instrumento.

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleDe onde vêm os acordes?
Next articleAs características do Contrabaixo Elétrico
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/