06 abr O que é organologia?
O que é organologia?
Organologia é a ciência que estuda os instrumentos musicais.
Outrora o termo Organologia foi título de disciplina em conservatórios e faculdades de música. A disciplina Organologia foi substituída por outras como Arranjo e Instrumentação. Ocorre que no eixo temático essas matérias, que já existiam, tratam da composição ou aplicação dos recursos organológicos perante uma ótica artística.
Um estudante que introduz o conhecimento criativo sem o saber técnico consolidado está fadado a repetir padrões presentes em livros de arranjo. Fato que ocorre pelo excesso de orientações impositivas nas metodologias que servem estas disciplinas.
O que fazer ou o que não fazer cerceia o pensamento, ainda mais quando se desconhece a capacidade de um instrumento musical.
Eu, como estudante, fui vítima desses pensamentos. O docente simplesmente determinou “essa região do instrumento é ruim, e deve ser evitada”! Uma frase muitíssimo burra que seria melhor constituída se fosse apresentada como penso “essa região é ruim se você procura lirismo e apresentação melódica tradicional quanto ao timbre do instrumento, mas será melhor aproveitada para efeitos e sensações que compõe o fazer musical ocidental”.
É isso mesmo!
A música do belo e formoso espetáculo é apenas um ruído clássico! E quando descrevo clássico estamos falando do classicismo da música erudita, do século XVIII e meados do século XIX. Pois a partir dali o conhecimento do que é capaz de realizar um instrumento modificou a história da música!
Ainda no século XIX consolidou-se o uso da totalidade das estratégias de um instrumento. No século XX a ampliação desses recursos frente aos ruídos!
Efeito é parte de uma composição ou de um arranjo tanto quando a mais lírica melodia! E ainda mais: o efeito pode ter supremacia na constituição de uma obra musical!
Para aí a importância de se conhecer organologia tanto quanto a seguir ser capaz de introduzir aos passos criativos sob uma ótica que reflete a música de todo tempo. O docente que ensina arranjo e instrumentação sem passar pela organologia transforma os alunos em projetos robóticos de criação.
Claro, evidentemente, é mais fácil controlar mentes cerceadas do que propiciar os mecanismos para a liberdade!
A maior piada a respeito do tema é um personagem que conheci – doutor em música, e que não sabia ou conhecia o que era organologia. Fiz esse artigo para ele, a ponto de depois saber que ele montou uma pós-graduação e usou o termo organologia. Uma piada. Como a formação universitária brasileira está ruim ou como alguns personagens ganham títulos que não deveriam ter?
#VemProSouzaLima
No Souza Lima oferecemos dois cursos livres, que eu mesmo coordeno e leciono, que tratam da criação, arranjo e instrumentação tanto quanto da organologia! Saiba mais!