O que é OPUS na partitura?

O que é OPUS na partitura?

Assunto bacana demais: O que é OPUS?

Eu mesmo recentemente utilizei o termo em um trabalho. Trata-se da coleção João Marcondes e o Imprevisível Núcleo de Compositores – Quarteto de Cordas – Opus 1.

OPUS significa literalmente obra. Se OPUS 1, primeira obra. Nesse caso é a primeira obra do núcleo, e de praticamente todos seus participantes, estreando no streaming, com seu trabalho. Algo realmente muito significativo.

Opus é um termo organizacional para as partituras, que se refere a cronologia, enumerando de maneira crescente da primeira até a obra derradeira de um compositor. E até mesmo, de uma parceria.

E sempre no momento da publicação – editorial no século XIX, ou apresentação artística no século XVIII.

Eu, habitualmente, não tenho a pretensão de contar obras. Mas entendo a importância da contagem no momento de historiografar. Talvez o critério BWV seja mais interessante por observar estilo, forma e instrumentação. Colecionando através do mesmo critério a obra de um compositor, facilita no momento de análise comparativa. Embora, que se a métrica ou medida seja observar o desenvolvimento e aprimoramento do compositor, a observação cronológica pode ser mais atrativa.

#VemProSouzaLima

Eu prefiro o termo OPUS, e venho consolidando minha obra, claro, nunca contei, mas quem sabe um dia o faça, e se o fizer farei utilizando o termo.