01 nov O que é o pizzicato Bartók?
O que é o pizzicato Bartók?
A pergunta de um leitor, provavelmente estudante de composição, ou até de algum instrumento de corda friccionada, é algo bastante específico da técnica dos instrumentos de cordas friccionadas.
O Pizzicato Bartók derivado do nome do compositor Béla Bártok é uma variação técnica do pizzicato tradicional, que a premissa é beliscar a corda ao invés de friccioná-la. A variação consiste em puxar a corda de maneira severa em oposição ao espelho do braço do instrumento, gerando um impacto rápido no próprio espelho, ao soltar a corda.
Contudo essa possibilidade está para as cordas com menor tensionamento na viola, violino ou violoncelo, e até no contrabaixo, não é possível gerar o pizzicato bartók em cordas muito agudas.
Parece mesmo, para quem é da música popular, essa espécie de pizzicato é avô do que conhecemos como SLAP – técnica específica do contrabaixo elétrico – muito utilizado no funk estadunidense, em músicas muito groovadas.
Onde estudo isso?
Nos cursos de composição que dispomos na instituição em nível livre, técnica e na faculdade precisamos falar disso quando o tema é orquestração, arranjo e composição.