Fale Conosco

O que é música de câmara?

O que é música de câmara?

Respondendo a um leitor: O que é música câmara?

A música erudita possui diversos agrupamentos – do canto coral à orquestra sinfônica. A música de câmara para uma definição rápida e contemporânea é uma reunião instrumental para um pequeno agrupamento, que realiza música escrita. E que possui diversas possibilidades de formação, desde que limitada a no máximo dez instrumentistas.

A maior parte da minha obra como compositor, já publicada, é justamente de música de câmara. E onde também, incentivo mais e mais os alunos a comporem e conhecerem a escrita de instrumentos em diversas combinações, ou como tratamos, agrupamentos.

Os agrupamentos de música câmara mais conhecidos são o quarteto de cordas, o quinteto de cordas, o trio com piano e o quinteto de sopros.

Em referência a um fazer musical do final do período medieval para o período renascentista, onde encontros musicais eram reservados, o termo câmara vem designando um fazer musical desenvolvido em um pequeno ambiente, que assim só poderia abrigar um agrupamento de numeração reduzida.

Vale ressaltar que concertos solo, de um piano, ou violão, voz, são do repertório de concerto instrumental, não compõe música de câmara. O número mínimo para realizar música de câmara é dois musicistas.

Muitos compositores dedicaram obras a pequenos agrupamentos. A música de câmara valoriza agrupamentos diferentes, o que a torna motriz para o desenvolvimento de uma obra composicional repleta e diversificada.

Fazer música de câmara é como presenciar uma nova combinação, os parâmetros são totalmente abertos, e não se prevê tecnicidade excessiva e exacerbada em suas composições, já que se espera novidade quanto ao conjunto. Em sonoridade.

Observação pessoal

Particularmente aprecio os pequenos agrupamentos, por compreender que faz parte de um aprendizado composicional repleto. E que dentro de uma orquestra, uma orquestração permite usufruir do conceito de câmara para atingir estéticas muito contrastantes.

Tenho lançados quatro álbuns com Orquestra Camerística de Butiquim. Como o próprio nome diz é um grupo camerístico que toca obras de minha autoria. Na expressividade de uma câmara, mas realizada apenas por músicos populares. É possível conhecer essas obras no Streaming, Spotify, iTunes ou Deezer. Sugiro ouvir primeiramente “O indelével prenúncio das águas”.

#VemProSouzaLima

Aqui tem quem faça a diferença!