O que é modulação em música?

modulação

O que é modulação em música?

Modular significa trocar o modo. Por exemplo: de um modo maior para um modo menor.

Modulação de dó maior para dó menor, onde se mantém a tônica ou fundamental, e existe troca de modo entre maior e menor, é qualificada como modulação paralela.

Modulação de dó maior para lá menor, onde se troca a fundamental mantendo o conjunto preliminar, e alterando em lá menor a sensível e o sexto grau, chama-se modulação relativa. Mais difícil de sustentar por haver certo hibridismo.

Outra modulação que ocorre na prática da música brasileira continuamente é a modulação por tons vizinhos dentro do ciclo de quintas. Tom vizinho maior é aquele que possui seis sons comuns e um diferencial. Dó maior (sete sons naturais), vizinho de fá maior e sol maior (seis sons naturais e um alterado em cada tonalidade).

Pode haver modulação direta para quaisquer tonalidades.

Lembrando que são doze tonalidades maiores e doze tonalidades menores.

Se estamos em dó maior possuímos vinte e três possibilidades de modulação. Uma modulação paralela, uma modulação relativa, duas modulações por tons vizinhos, a seguir é irrelevante dar nomenclaturas como a relativa do tom vizinho, ou relativa do paralelo.

São todas modulações diretas, que podem até utilizar de acordes comuns, mas que causam um impacto mais fácil de ser percebido.

Entendeu o que é modulação em música?

Vamos lá!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleQual é o salário de um músico?
Next articleSolo e improviso são a mesma coisa?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.