19 jan O que é mais importante para carreira de um músico?
O que é mais importante para carreira de um músico?
Organização. Em uma palavra, se você queria apenas uma resposta, está entregue, siga sua navegação. Se você quer algo mais, siga a leitura.
Definir o que é mais importante para carreira do músico pode gerar interpretações dúbias – uns considerarem apenas o lado artístico, outros considerarem como tocam ou seu equipamento, eu aqui estou respondendo a partir de uma observação integral no êxito que obtive até aqui na minha carreira.
O que me trouxe até aqui foi a organização.
E organização em um sentido muito maior. Não estou falando da mesa organizada. Ou da agenda apenas. Estou falando de um projeto de vida condizente com sua estrutura emocional, musical, e diria, até familiar.
Mercado muito agressivo
Passei por muitas situações sérias no trabalho. Assédio moral, por exemplo, em um momento de juventude, onde o personagem me viu crescer e se sentiu ameaçado, e pôs as garras na canalhice tentando me derrubar. Ali foi um momento crucial da minha carreira, e o que me tirou da situação, organização.
Essa organização também precisa ser financeira. E precisa até se referir a formação. Quando investir em educação, em que cursos estar, como atuar de fato para se aprimorar.
A organização traz o “timing” das decisões. A escolha do momento do certo para sair ou para entrar.
Fuja amigo desses cursos patéticos ou dessas pessoas que falam que o novo mercado está aqui, o novo momento está por vir, que agora tudo mudou.
Nada mudou amigo. Precisamos continuar sendo competentes no que fazemos. Estando prontos para quando a necessidade chegar, mediante seu planejamento de vida.
Eu organizo a minha carreira em ciclos de sete anos. De sete em sete anos, observo as conquistas, os pontos de encontro, o que foi a mais, o que foi a menos, e depois do escopo, faço novo planejamento. Comecei isso aos 15 anos. E nunca é tarde.
Você pode ter o melhor equipamento. Ser mais conhecido do que eu. E sua carreira deixar a desejar em todos os sentidos.
Realizar é meu plano e ninguém no Brasil, e me arrisco no mundo, realizou em música mais do que eu nos últimos dez anos.