O que é Linha Melódica?

O que é Linha Melódica?

O que é linha melódica?

Sim, primeiramente precisamos qualificar novamente o que é melodia. Correto?

A melodia é protagonista, e consolida-se no tempo como uma junção entre alturas e durações (a partir de um pulso constante ou calcado em termos e palavras do latim – na música medieval e parte da renascentista).

Uma obra pode ter melodias concomitantes, dividindo esse protagonismo. Duas, três, quatro, podem ser muitas! Uma principal por ora, e contracantos, embora sempre como melodias.

A melodia se organiza por frases.

É necessário consolidar que uma melodia tem como característica o cantábile. Pronto, chegamos ao que mais precisamos para consolidar a diferença entre melodia e linha melódica.

Cantábile é um termo proveniente do italiano, da tradição operística, para algo possível de se reproduzir através da voz humana. Ciente de que uma voz humana necessita de respiração.

No cantábile

A linha melódica é pro sua vez um artifício musical secundário a percepção humana. Também se estabelece no tempo espaço como uma junção entre alturas e durações, mas sua organização desfaz o conceito de frase, pode possuir um motivo sem que haja desenvolvimento, pode ser avessa a respiração, não se consolidando de maneira cantábile.

A linha melódica pode ser um ostinato. Ou uma linha de contrabaixo. E mesmo que seja possível realizar uma linha melódica, e em um breve respiro realizar uma melodia. Ou melhor, uma frase melódica.

Um contrabaixo pode, por exemplo, executar uma linha melódica, e em dado momento constituir uma frase melódica.

Como uma linha de costura que liga o tecido sem ser percebida, mas que da mesma maneira borda um detalhe para finalizar a criação. Sem que seja protagonista, e ao mesmo tempo sem se estabelecer em menor grau de importância.

Linha tênue sim é verdade.

O BLOG está para despertar sua vontade de aprendizagem e reflexão. Somos um BLOG de Educação Musical, de uma instituição de ensino musical. Aguçou sua curiosidade?

#VemProSouzaLima