O que é homofonia em música?

O que é homofonia em música?

O que é homofonia em música?

Homofonia ocorre quando se apresenta melodia em uníssono rítmico dispondo estruturas que constituem bloco sonoro ressoando ou destacando as vozes dos extremos – principalmente a mais aguda. A voz mais grave será percebida como baixo, também partícipe da terceira camada.

E que para tal a homofonia a partir de prática musical consolidou-se em terceira camada, de acompanhamento. Onde uma melodia é acompanhada em gesto musical por um bloco de acordes, que pode ou não ter preocupação de condução de vozes, limitando-se em ciclos de estrutura constante.

A música popular dos dias de hoje é de textura homofônica, desde João Gilberto e Tom Jobim à Nando Reis e Jorge e Mateus.

Logicamente uma obra escrita ou fonográfica pode possuir momentos polifônicos, momentos monofônicos, e consolidar-se a seguir em uma textura homofônica. Trata-se então de uma prática musical muitíssimo consolidada nos dias de hoje.

A prática homofônica é consolidada em estruturas, progressões, movimentos harmônicos, e que acompanham uma melodia oriunda, assim como os acordes, de determinada escala, conjunto ou estrutura melódica.

A homofonia embora tenha se consolidado definitivamente no classicismo foi embrionada desde o período renascentista. E até mesmo, a prática homofônica foi considerada erro na prática contrapontística, por si, polifônica.

Ajudou?

Estamos aqui para isso!

#VemProSouzaLima