O que é groove em música?

O que é groove em música?

O que é groove em música?

O Brasil se habituou a assimilar, não apenas na música, mas no idioma falado como um todo o que chamamos de estrangeirismos. Nos habituamos a ouvir e repetir palavras como xerocar, mixar, e no caso desta publicação: groovar.

Além de substantivo, ainda transformamos em verbo certas termos estrangeiros. Ao invés de fotocopiar, xerocar pareceu mais simples, e da marca Xerox, transformamos em comunicação cotidiana ao utilizar derivações substantivas e verbais.

Groovar, não é diferente.

Groove é o conjunto de elementos rítmicos provenientes de uma obra musical de origem popular. Em português seria como ritmar. E groovar justamente é ação de realizar um groove, mas não qualquer groove, um groove bem realizado, com muita qualidade.

Esse termo é repetido entre estudantes de música e até mesmo entre profissionais. Como um: “Esse som não está groovando”.

Gerúndio em uma palavra estrangeira, justamente um estrangeirismo, parece errado, mas está aí no idioma falado.

Em música claro, utilizamos diversos termos de outros idiomas – principalmente do italiano é verdade, pela história da partitura estar entre eclesiásticos romanos e operistas milaneses nos primórdios da escrita musical. Entre 1000 e 1500 d.C.

Hoje também assimilamos palavras do inglês como Groove, mas também como tacet – que representa a entrada progressiva dos instrumentos. Swing – uma forma de execução e até de subdivisão. E muitos outros.

Vamos nessa! Que aqui se aprende de verdade! E seja em que curso for, você vai precisar!

#VemProSouzaLima