O que é fórmula de compasso?

O que é fórmula de compasso?

Para gramática musical, compasso é uma forma de dividir quantitativamente o pulso constante, de maneira a organiza-lo, ordenando-o em pequenos grupos a partir de uma fórmula de compasso.

Fórmula ou signo de compasso então é a organização simbólica, entre métrica, unidade de tempo e suas proporções, para a grafia do pulso constante e dos ritmos que nele ocorrem.

O que é quantificador?

O número superior, em compasso simples, determina a métrica e é chamado de quantificador. De quantos em quantos tempos o pulso constante será estabilizado para a consolidação da grafia?

Se de dois em dois tempos, compasso binário.

Se de três em três tempos, compasso ternário.

Se de quatro em quatro tempos, compasso quaternário.

Já leu “O que é Ostinato?”, um texto para consolidar a questão métrica.

E o qualificador?

O número inferior, em compasso simples, representa a figura de um pulso, unidade de tempo, para que haja a relação combinatória que compõe a grafia de um compasso; este é o qualificador.

Observe que o qualificador será um número entre: 1 – 2 – 4 – 8 – 16 – 32 – 64. Os mais comuns são o 4 – 2 – e o 8. Jamais haverá um número ímpar como qualificador.

A figura 1 é a semibreve. Embora raros por haver um compasso dois por um, por exemplo, dois tempos, e cada tempo representado por uma semibreve.

A figura 2 é a mínima. Comum na escrita do samba e da bossa-nova, por exemplo, dois tempos, e cada tempo representado por uma mínima. Como se relacionam as proporções, se a mínima vale um, a semibreve vale o dobro, e a semínima vale metade.

A figura 4 é a semínima. Valor mais comum para a escrita da música popular, por exemplo, quatro por quatro, quatro tempos representado cada um por uma semínima. Se a semínima vale um, a mínima vale o dobro, a semibreve vale o quadruplo. A colcheia valerá metade de um tempo. Dois por quatro, tem métrica binária, com cada tempo representado pela semínima. Com a mínima valendo o dobro, dois tempos. A semibreve, por exemplo, aqui, na métrica binária dois por quatro, não se aplica.

A figura 8 é a colcheia. É comum utilizar para a métrica ternária, três por oito, binária, dois por oito. E a colcheia como qualificador é a unidade de tempo.

A figura 16 é a semicolcheia.

A figura 32 é a fusa.

A figura 64 é a semifusa.

As figuras apresentam relação matemática binária.

Lembre que o signo ou fórmula de compasso sucede a clave de alturas na grafia musical.

E ainda tem a possibilidade da fórmula de compasso composto. Onde o número de cima representa a quantidade de primeira subdivisão, e o número de baixo representa a qualidade da primeira subdivisão.

Procure algumas partituras! Já sabe o que é partitura? Aqui no BLOG tem muito mais!

#VemProSouzaLima