04 out O que é canção?
O que é canção?
Canção é a música que se canta? Então, não é bem assim.
É uma modalidade de música cantada dotada de texto poético, ou até crônica, de comunicação bastante lírica. Lirismo obtido por saltos melódicos compensados a seguir por uma série de graus conjuntos.
Mas tudo que se canta é cancioneiro? Qualquer música com letra? Não. Afirmar isso é um tanto eurocêntrico, e desconsidera como a humanidade se comunicou através de cantar palavras, desconsiderando origens diversas de se cantar letra e música.
A canção é fruto da expressividade artística humana, algo que se canta de maneira melodiosa, por rimas. Mas nem tudo que se canta é canção.
O resultado da composição de um cancioneiro está acima de gênero e estilo, embora coexista e se comunique (ou interprete) diretamente com alguns dos principais gêneros e ritmos, especialmente no Brasil – como samba-canção, choro-canção, valsa-canção e toada-canção, a canção é então um trejeito melódico.
Alinhada ao texto, poesia que surgiu de certo modo pelo desconhecimento da grafia musical dos trovadores, a poesia é herança de algo que era cantado e se perdeu, a canção é um estilo composicional, como mencionado, de extremo lirismo. Mas é música.
Esse lirismo é obtido por saltos melódicos compensados por movimentos em graus conjuntos. Tessitura ampla, o que responde a questão do se cantar a céu aberto.
E é parte de um contexto que alinha melodia e versos. Ou que vislumbra estórias cotidianas.
Embora em sua origem predispõe crônica, que eleva e registra situações primeiramente do nosso dia a dia, a canção a seguir procura algo que provoca, ou remete a um pensamento reflexivo para questões de espaço, de uma nação, ou o que será pessoal fruto da visão de um compositor sobre o mundo ou sobre si mesmo, este tipo de composição é uma arte híbrida. Ou sobre o amor, e até uma abstração.
De ninar
Pode haver uma espécie folclórica, aquela transmitida pela oralidade, que não se sabe autor, ou época, apenas se registra a importância cultural para uma nação. A espécie folclórica das canções é algo que embora represente o passado está viva e se modifica.
Popular ou POP
Há também a popular, aquela que atende ao mercado fonográfico e todavia é composta com finalidades precisas, direcionadas ao público ou para uma terceira arte (poesia/música para um filme – cinema, por exemplo). Lírica! Canção-pop?
O mercado POP atualmente move bilhões.
Compositores eruditos compuseram canções. E partindo de certo pressuposto histórico, a primeira forma (e para alguns: única!) de se constituir uma obra desse perfil se estabelece na ação de musicar um texto, que de uma maneira geral conserva outros processos que resultam nessa espécie de composição:
– Na criação de uma melodia que receberá letra (própria ou de outrem).
– Na composição de melodia e letra em conjunto.
– Ou na ação parcial de uma primeira seção (letra e música), ou refrão, que receberá de outro compositor a contraposição – uma segunda seção.
Canções pra tudo que é gosto…
Há canções em todos os gêneros musicais. Há canções de todos os estilos. Mas lembre: nem tudo que é cantado e dotado de texto é canção. Trata-se de uma escola que ainda vem sendo estudada, mas que oferece paradigmas suficientes para uma proposição criativa.
No Souza Lima existe um curso de Composição Popular: Letra e Música, que trata em determinada classe do assunto desta publicação. Este curso não possui pré-requisitos atendendo interessados em tão nobre arte. E esse tema é discutido amplamente no técnico de produção musical, vem!
Em outra publicação ampliamos essa questão. Vamos aos gêneros que se fundem e confundem com essa matriz composicional tão importante para a música brasileira?
Choro-canção:
Toada-Canção:
#VEMPROSOUZALIMA