O que é arranjo musical?

joão marcondes

O que é arranjo musical?

Arranjo musical é um procedimento criativo indireto. Enquanto a composição é um procedimento criativo direto. O arranjo, ao contrário da composição, parte de uma melodia concebida por um terceiro ou mesmo de uma melodia que faça parte do inconsciente popular. C

Adapta-se neste arranjo uma nova instrumentação proposta. Ou um novo gênero. Ou uma nova estética. Propõe-se uma reedição de autoria, ressaltando elementos, ou transformando-os.

O compositor propõe em sua composição a melodia, o arranjador parte dela e concebe outro produto, que varia a cada novo arranjo, pela digital que o musicista especialista insere na ação de arranjar – sobre seus trabalhos.

Eu me dedico a atividade de compositor e também de arranjador. Ambas são extremamente valorosas. Embora específicas, são complementares. E muito diferentes.

Observe a música Trocando em miúdos com diferentes arranjos:

Instrumentações diferentes, formas diferentes, solistas diferentes.

 

E agora?

Recebemos uma composição de um autor, ou a escolhemos. Transcrevemos a melodia de maneira a analisá-la. Estabelecemos novos paradigmas sobre a composição, como uma reinterpretação melódica, revemos a harmonia, revemos o ritmos. Escrevemos para cada instrumento ou preparamos a execução de modo a aconselha-la ao instrumentista.

Compomos um produto com características únicas e precisas que definem a composição para determinado público. Esta é a função do arranjo ou do arranjador.

No início do século XX com a consolidação do mercado fonográfico o músico de tradição escrita passou a vislumbrar novos trabalhos, e que bem remunerados, atraíram este perfil profissional. Embora a adaptação de composições ou até mesmo a conversação com outras obras seja comum na história da música erudita, no mercado fonográfico tratou-se de um novo procedimento.

Primeiro orientar, depois pautar e rever. Para em certo momento recriar.

O arranjo pode ser para um grupo, para uma orquestra, para uma big-band, para um instrumento solo…

Onde estudo arranjo?

O arranjo pode ser estudado nos próprios programas universitários, que possuem normalmente créditos suficientes para este aprendizado, principalmente nos de perfil popular, de instrumento ou composição.

É possível também realizar cursos técnicos com este perfil.

E aqui no Souza Lima há tudo isso, e ainda programas livres.

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleCaracterísticas do Samba-Enredo
Next articleLeitura Rítmica – Duas Vozes
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.