O que devo priorizar estudar para criar música?

O que devo priorizar estudar para criar música?

O que devo priorizar estudar para criar música?

Escuta.

Não é escuta aqui que vou te contar, é escuta mesmo. Precisamos ouvir, deixar as antenas ativas, sobretudo ao ouvir música de maneira correta e coerente com a prática que pretendemos desenvolver.

Falta ao professor quando ensina arpejos de acordes para um aluno contextualizar a audição, priorizando que a escuta seja consolidada como processo de aprendizagem. Antecipadamente para que cada vez que um fonograma tiver arpejos sendo utilizados por um improvisador que eles ressaltem aos ouvidos.

Escuta ou prática de digitação?

Essa ativação do processo de ESCUTA é muito maior que repetir por horas um padrão geográfico. Não estudamos para ter velocidade, praticamos para produzir convencimento em forma de sons. Questionamento ocasionalmente, mas sempre algo que cative a escuta de algum naco de ouvintes.

Considerando que ele precisa ser feito com uma sonoridade que se espera atingir. Tanto quanto uma estrutura composicional ou forma que se espera consolidar antes de ser um conglomerado de informação teórica, precisa ser ouvido, precisa de uma escuta inteligente.

Qualquer prática teórica deve ser consolidada por uma base de escuta. Ouvir e perceber, para refletir com qualidade de quem espera consolidar uma informação de modo a naturalizá-la.

Deste modo priorize desenvolver a escuta, em equilíbrio com a análise, e até ocasionalmente mesclá-las. Fundamentando práticas, ao invés de elementos dissociados.

#VemProSouzaLima