Número de ouvintes no spotify é medida de sucesso?

Número de ouvintes no spotify é medida de sucesso?

Número de ouvintes no spotify é medida de sucesso?

Se for, eu represento com orgulho o mais profundo insucesso. Só rindo. Ter 3 ouvintes mais é meio que uma piada recorrente, eu nem sei se os ouvintes são reais.

Evidentemente que o número de ouvintes é sazonal. Mas é muito marcante, hoje na internet, as falcatruas envolvidas em compra de seguidores, inscritos, e até ouvintes nos streamings.

Números que divergem entre a quantidade de ouvintes e a quantidade de execuções de um fonograma, por exemplo, é sinal dessa divergência estranha que a há no streaming. E isso tudo é apenas o começo.

Recentemente fui ouvir a compositora Maria Schneider, estadunidense, conhecida pelo seu trabalho no grupamento big-band – que temos aqui representado como infográfico. E a artista, para minha surpresa, conservava apenas oito mil ouvintes mensais. Considerei algo estranho.

Eu em 2016 gravei um disco para o pianista italiano de jazz Antonio Zambrini, que possui mais de cinquenta mil ouvintes no Spotify. Um dos artistas que produzi, hoje tem meio milhão de ouvintes. Não vejo realidade em praticamente nada desses números.

A maior e mais aclamada artista do gênero jazz –  reconhecida internacionalmente, Maria Schneider, tem o menor número de ouvintes. Como se explica isso?

Não sei, só sei que o trabalho dessa artista se espalha e é referência para diversos núcleos musicais no mundo, e que o número não condiz com seu trabalho.

Eu não chego a ter dez ouvintes mensais, e embora, observe e nunca tenha investido um real em assessoria de imprensa, considero esses números mera formalidade.

Não se mede um artista por quantas pessoas são capazes de apreciar sua obra. Nada mais a declarar.

#VemProSouzaLima

Legislação e curadoria e Portfólio em negócios do curso técnico de produção se estuda isso. E na matéria de empreendedorismo da faculdade.