Nomenclatura dos graus de uma escala maior

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Nomenclatura dos graus de uma escala maior

Primeiramente é preciso revalidar que estamos tratando de um aspecto melódico, e que mesmo que essas nomenclaturas emprestem terminologias para a questão das funções harmônicas, elas são primarias, uma avaliação preliminar a questão central da harmonia.

O primeiro grau de uma escala maior é denominado tônica, porque concede nomenclatura a estrutura escalar, porque representa estabilidade. Resolução.

O segundo grau é chamado supertônica, e essa terminologia não lhe concede mais importância, ou força, nome dado apenas por estar em um grau conjunto ascendente acima da tônica.

O terceiro grau é chamado de mediante por determinar a qualidade do modo, se maior ou menor.

O quinto grau é chamado de dominante, e observe que o quarto e o sexto grau estão atrelados a esta condição, o quarto é denominado subdominante enquanto o sexto superdominante. O primeiro por estar abaixo diretamente a dominante, o segundo assim, por estar acima da dominante.

Há até quem determine a nomenclatura do VI grau como relativo, que coincide com o ponto de vista da harmonia funcional. Prefiro ainda supertônica por separar as razões melódicas das razões harmônicas.

O sétimo grau é conhecido como sensível, por ser o elemento que gera instabilidade para o estabelecer da tônica, que se repetirá no VIII grau, já que toda escala tem um centro na terra, ou que esteve na terra, e outro no céu. Perdoe o trocadilho religioso, que não por coincidência ocorre.

A sensível reflete o fato de estar semitom abaixo da tônica de uma escala diatônica, que estabelece tonalidade. Verifique que nem toda escala possui sensível, por simplesmente não ser diatônica.

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João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.