Nomenclatura dos graus de uma escala maior

Nomenclatura dos graus de uma escala maior

Nomenclatura dos graus de uma escala maior

Primeiramente é preciso revalidar que estamos tratando de um aspecto melódico, e que mesmo que essas nomenclaturas emprestem terminologias para a questão das funções harmônicas, elas são primarias, uma avaliação preliminar a questão central da harmonia.

O primeiro grau de uma escala maior é denominado tônica, porque concede nomenclatura a estrutura escalar, porque representa estabilidade. Resolução.

O segundo grau é chamado supertônica, e essa terminologia não lhe concede mais importância, ou força, nome dado apenas por estar em um grau conjunto ascendente acima da tônica.

O terceiro grau é chamado de mediante por determinar a qualidade do modo, se maior ou menor.

O quinto grau é chamado de dominante, e observe que o quarto e o sexto grau estão atrelados a esta condição, o quarto é denominado subdominante enquanto o sexto superdominante. O primeiro por estar abaixo diretamente a dominante, o segundo assim, por estar acima da dominante.

Há até quem determine a nomenclatura do VI grau como relativo, que coincide com o ponto de vista da harmonia funcional. Prefiro ainda supertônica por separar as razões melódicas das razões harmônicas.

O sétimo grau é conhecido como sensível, por ser o elemento que gera instabilidade para o estabelecer da tônica, que se repetirá no VIII grau, já que toda escala tem um centro na terra, ou que esteve na terra, e outro no céu. Perdoe o trocadilho religioso, que não por coincidência ocorre.

A sensível reflete o fato de estar semitom abaixo da tônica de uma escala diatônica, que estabelece tonalidade. Verifique que nem toda escala possui sensível, por simplesmente não ser diatônica.

#VemProSouzaLima