Música instrumental é MPB? – Resposta Rápida

Música instrumental é MPB? – Resposta Rápida

Música instrumental brasileira é MPB? – Resposta Rápida

Nada é MPB que não esteja em determinada fração da história.

A música instrumental, não foi e sequer será MPB.

MPB designa um nicho de compositores nascidos nos anos 1940 que sofreram de influência direta da bossa-nova em seu processo criativo.

Nunca vi Egberto Gismonti que fez composição de letra e música, tanto quanto música instrumental, se afirmar artista de MPB. Menos ainda Hermeto Paschoal, que estão na mesma faixa etária de artistas como Chico Buarque, Gil, Caetano, Edu Lobo e Milton Nascimento – entre tantos outros.

Pode ser sim, desde que não

O termo designa algo incompatível com a música instrumental, ou a vontade de fazê-la – que não vem ao caso para uma resposta rápida.

Antes de procurarmos rótulos que a indústria promove, cuide de seu trabalho artístico, desenvolva sua estética. Quem quer realizar um bom trabalho, simplesmente o faz – sem se preocupar com termos e premiações.

E também, como pensar em prêmio se, eu por exemplo, faço uma música que está fora da grande indústria, e assim está a música instrumental brasileira. Independente de tudo que está no centro do mercado fonográfico.

Um artista como Realcino Lima o “Nenê”, que é professor da Faculdade Souza Lima, representa uma resistência absoluta em fazer música instrumental, e também nunca o vi ou li algo com ele se declarando artista da MPB.

Apenas artista dentro do universo que é a cultura brasileira.

#VemProSouzaLima