05 ago Música Brasileira em Compasso Composto
Antecipadamente vale ressaltar que o repertório pautado em compasso composto presente na música brasileira é pequena.
À primeira vista fica nesta publicação o objetivo de reconhecer o compasso composto em detrimento ao compasso simples.
As principais características do compasso composto são a unidade de tempo uma figura composta – um valor com ponto de aumento.
O valor então é conservado para uma subdivisão ternária – que divide o pulso em três partes iguais.
Sobretudo apenas a primeira subdivisão é ternária, a segunda proporção divide uma parte em duas, uma proporção binária justamente.
Se precisa de mais informações, escrevi um artigo específico sobre compasso composto, leia aqui!
Desde já precisamos compreender que o o compasso composto é uma forma de abreviação da escrita musical.
Compreendendo o compasso compo05sto como uma composição de diversos compassos simples ternários, são grupos conectados por ciclos de pulsações.
Ainda mais, essa espécie de compasso oferece a percepção de um pulso e contra pulso, algo que veremos mais a frente.
Lembrete!
Pode ainda ternário e quaternário compostos. Até mesmo métricas ímpares, embora ainda mais raros na prática da música brasileira.
Primordialmente na estrutura de uma métrica composta o quantificador do signo ou fórmula de compasso propõe o número da primeira subdivisão, seis, dois grupos de três colcheias, proporcionais a semínima pontuada, ao contrário da escrita do compasso simples que o quantificador métrico designa a métrica.
O qualificador, apresenta a figura oito, colcheia, demonstrando então quem representa a primeira subdivisão.
Quanto a percepção:
Na percepção você sente a pulsação que é contínua, e simultaneamente quando se depara com a subdivisão é ternária se percebe uma espécie de contra pulso.
Todas as vezes que o pulso constante é mais lento, há sensação de subdivisão e contra pulso. Um pulso acima de trezentos BPM passa a subdivisão, bem como instintivamente procuramos uma unidade maior, isso se dá pelo vínculo natural que o pulso constante possui com a dança.
Observe:
A canção Andaluz de Djavan, inicia em compasso simples, e pouco depois, aos 47 segundos se estabelece o compasso composto. Siga o contrabaixo elétrico como referência do compasso composto.
Música erudita e jazz
Faz mais sentido para a música erudita e o jazz a aplicação do conceito de compasso composto, mesmo que o jazz abrevie a escrita, pautando como colcheia swingada, algo discutível.
A música erudita europeia possui uma variável imensa de formas e justificativas de escrita para o compasso composto.
Valsas inclusive acima de tudo possuem uma escrita em compasso composto, encontrada por decorrência do andamento, assim como a procura de uma escrita abreviada, como mencionado anteriormente.
Escrita abreviada
Algumas partituras abreviam a relação presente do compasso composto, pautando como simples. Gera algumas outras interpretações, mas melhor deixar esse assunto para uma próxima publicação.
Procure a priori apenas sentir essa métrica do compasso composto, proposta, e retomaremos esse tema em breve.