27 out Meu filho quer ser músico, e agora?
Meu filho quer ser músico, e agora?
Primeiramente você precisa compreender que música é uma profissão! Embora a atividade profissional do músico até pareça um recesso eterno (impressão muito por preconceito de alguns!), trata-se de uma profissão complexa que requer muita dedicação.
Antes de se desesperar que tal conhecer as áreas de atuação do músico? Disponibilizei nos últimos anos uma série de Dicas para o Futuro Músico Profissional, entrevistas com músicos atuantes em tudo que é área da música, e uma série chamada Quero ser Músico! Leia aqui!
É um trabalho muito sério que tem a finalidade de contribuir com a decisão de cada um.
Essas publicações trazem sem complicação o que de fato é ser um profissional da área da música! Não estamos falando de tocar um instrumento como hobby, ou ser um artista – algo que talvez possamos contribuir apenas ocasionalmente. Estamos falando de viver a música e as áreas que propiciam consolidação financeira.
A música é uma profissão como qualquer outra! Recebemos pelo trabalho que realizamos – seja produzir um disco, compor uma trilha, tocar ou gravar. As vezes somos autônomos, as vezes celetistas, o normal para qualquer profissão! Só que para viver como musicistas precisamos estar sempre preparados!
Uma instituição como a nossa com quarenta anos de atuação prepara o profissional para o mercado de trabalho! São cursos técnicos, graduação em música, pós-graduação! Cursos livres de aprimoramento! E o principal: orientamos o seu filho ou filha em um programa chamado Preparatório para Vestibular de Música!
Este curso possui duas funções! Preparar o estudante para o vestibular, evidentemente, que possui inúmeras obrigações (História da música, percepção rítmica e melódica, solfejo, teoria, harmonia, análise e estética musical), e sobretudo preparar para a profissionalização. Aquela orientação de carreira!
Não se sente seguro primeiro, vamos agendar uma reunião de pais e professor. Faz parte também, esse protocolo eu mesmo defendo para todos.
Os pais não são obrigados a saber sobre cada profissão! A vida de hoje não nos permite saber sobre a profissão do vizinho da frente! Não é verdade?
A internet contribui para que saibamos em uma rápida pesquisa no Google tais informações! Inclusive já estamos presentes com essas informações na rede, e liderando muitos tópicos de conhecimento musical nos métodos de pesquisa do GOOGLE!
Mas trata-se do futuro do seu filho?
É preciso apoiar. Meus pais me apoiaram na medida do possível, e eu por exemplo não tive a oportunidade de ter alguém para me orientar.
Nada será mais adequado que uma orientação profissional! As aulas desse programa duram um ou dois semestres, em suas variações de jornada – extensivo, semi-intensivo ou intensivo! E os estudantes coexistirão! Pessoas reunidas com o mesmo interesse! Sabe? Network é muito importante para a música!
Um primeiro atendimento pode ser realizado por e-mail! Me escreva! Eu sou músico profissional, assistente de direção e coordenador pedagógico do Souza Lima! Atuo como produtor musical, arranjador e diretor musical, sou proprietário de um estúdio e um selo, componho e tenho um amplo trabalho artístico e pedagógico publicado, basta procurar no streaming spotify|iTunes ou no kindle.
joao.marcondes@souzalima.com.br
Conhecer mais sobre a profissão que seu filho ou filha pretende seguir acalmará os ânimos da família! E ele já vai sofrer muito preconceito de terceiros, em casa é grupo de apoio, precisa ser assim.
Sobre viver de música, o que posso dizer é que nos consolidamos no mercado de trabalho, com afinco. Já pode advertir ao eu filho ou filha que estudar música não é como o conto da cigarra, não ficamos de papo pro ar, é trabalhar o tempo todo, somos atletas e artistas ao mesmo tempo. Atletas na manutenção da fisiologia, artistas por que estamos para a arte.
No segundo semestre teremos uma semana de encontro para tratar da profissionalização na área da música! Semana Quero ser Músico! Em breve traremos mais informações!
Para se inscrever no preparatório, clique aqui!