Leitura Rítmica – Duas Vozes

A pedido de um leitor, vamos lá:

Leitura a duas vozes, como fazer? Existem algumas estratégias, mas vamos começar pela mais simples: pontos coincidentes!

Esses exercícios estão no livro Rítmica 2 – da coleção SL Educacional.

Instrumentos como piano (duas mãos), violão (polegar e dedos) e bateria (pode ler em até quatro vozes) utilizam continuamente a leitura a duas vozes.

  1. Realize uma primeira leitura apenas com os pontos que formam o conteúdo final da frase. Com ambas as mãos, por exemplo.
  2. Agora, extraia o movimento de um membro, linha acima mão direita, linha abaixo mão esquerda. E vamos a leitura rítmica a duas vozes.

 

 

SHARE
Previous articleO que é arranjo?
Next articleInfográfico da Melodia
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.