06 abr Isolamento social, EAD e os pais na educação musical!
Isolamento social, EAD e os pais na educação musical!
Os pais nunca foram tão importantes nos processos de aprendizagem musical quanto nesse estágio de isolamento social. Vamos falar a respeito?
Acompanhar o desenvolvimento de uma atividade de ensino é parte das atribuições e responsabilidades dos pais. No entanto, a agenda repleta de compromissos e o tempo perdido nos deslocamentos das grandes cidades justificavam certo afastamento dos processos de aprendizagem. Eis que o mundo em sua reviravolta decidiu que o isolamento social é fundamental para o controle dessa PANDEMIA e estamos de fronte a uma realidade internacional. Como seguir?
Já falamos em outras publicações que o aluno quando decide estudar música, em um instrumento em especial, se encontra a uma nova circunstância de aprendizagem: estar em uma sala de aula individualmente com um professor é uma novidade absoluta quase que para a totalidade dos estudantes.
Como se não bastasse, agora surge um novo conflito!
Crianças que nunca precisaram de Educação a distância precisam manter seus estudos musicais para preservar o desenvolvimento adquirido!
Sim, sabemos que a consolidação se dá com anos de atividades letivas em música, e qualquer parada representa perdas. Mas como fazer com que os estudantes encarem essa nova circunstância?
O ambiente da escola de música faz parte do desenvolvimento e aprendizagem musical. Agora o aluno está em sua casa! Uma criança em seu espaço de ação, com seus brinquedos, com seus objetos favoritos! E o pior: o professor é um intruso a quilômetros de distância em objetos que agora também são letivos e que antes eram utilizados exclusivamente para entretenimento – celulares, computadores e tabletes!
Um cenário novo que naturalmente precisa de muita reflexão!
Confesso que tenho perdido noites de sono desde que tudo isso começou. Tenho agido pontualmente permeando um novo modelo, e as sugestões são muito simples!
1| É preciso ter um espaço de estudo, organizado e preparado como a sala de aula que oferecemos na Escola de Música – uma cadeira confortável, uma estante de partitura, um celular ou eletrônico muito bem postado.
2| Precisamos de aulas preparadas – vídeo, pdf ou áudio.
3| A precisão nos horários é fundamental! Quando estamos em casa tendemos a nos perder entre as atividades! É preciso disciplinar cada ação cotidiana, e a hora da aula de música faz parte disso tanto quanto a hora da ginástica ou das atividades escolares! Se tudo está preparado falta a adesão familiar: Podemos nos programar para acompanhar as atividades, caros pais? – Fica a pergunta.
3| O pai pode participar de nossa atividade letiva nesse momento de pandemia! Será benéfico para todos os envolvidos! Quem sabe um adulto se anima em aprender algo? Chegou o momento e precisamos discutir os alicerces de uma formação plural que traz para dentro da sala de aula ampla participação familiar!
Estar junto dos teus familiares é uma ação importante nesse momento de total isolamento, ainda mais para as crianças! E será perfeito unir todos fazendo música! Que tal tocar o instrumento também?
A música desenvolve inteligências múltiplas! Relaxa e auxilia na concentração! Algo que beneficia crianças tanto quanto beneficia adultos. Basta se programar!
Chegou o momento do educador reiterar a importância dos pais, e trazê-los para os processos de aprendizagem. Trata-se de uma ação coletiva em prol da educação e da humanização do mundo! Não imagine que o mundo será igual quando voltarmos! A Pandemia veio para mudar tudo e somos agentes dessa mudança! Vamos juntos?