O que é Instrumento transpositor? Parte II

Reavalie que instrumentos como o violino, cavaquinho, piano, a viola erudita, o violoncelo, possuem sincronia entre o som emitido e o que está escrito. Pautado como termo da linguagem musical, a escrita designa-se por som real. Você leu a primeira publicação sobre o tema? Veja aqui!

A guitarra e o violão são transpositores de oitava: todo som escrito soa oitava abaixo.

O contrabaixo elétrico também é transpositor de oitava: todo som escrito soa oitava abaixo. Neste caso pautado em clave de fá.

Mas há mais espécies de transposição, e hoje vamos desenvolver o primeiro passo para compreensão da escrita em si bemol. Observe:

Os instrumentos que aparecem em sua nomenclatura organológica “em Bb”, representam uma transposição de segunda ou de nona maior.

Observe a relação entre escrita transpositora e som real:

Ou seja, ao tocar uma nota pautada como dó, o som que será ouvido será si bemol.

Se tocarmos a nota pautada como ré, o som que será ouvido será dó.

Se tocarmos uma nota pautada como lá, o som que será ouvido será sol.

Prática

Imagine-se tocando ao lado de um pianista, evidentemente uma mesma música, enquanto a partitura do piano, se houver, está em dó maior, a de instrumentos como trompete, saxofone tenor, saxofone soprano, ou do clarinete, estará em ré maior.

Ou na ausência da partitura, a comunicação trará estamos tocando livremente improvisando, as digitações dos dois núcleos de instrumentistas estarão promovendo dois conjuntos diferentes, separados por um tom.

Os conceitos da transposição se consolidaram por diversos motivos. O principal está na construção dos instrumentos.

O saxofone, por exemplo, baseou sua digitação na flauta transversal.

A flauta transversal emite sons reais, ou seja, não é transpositora. Ao tocar todo o chaveamento preso, emite dó.

O saxofone tenor e soprano também se imaginava que com todo chaveamento preso emitiria dó, mas emitiu si bemol. E pelos fatores do aprendizado da digitação decidiu-se desenvolver para tal a escrita transpositora.

Enquanto o saxofone tenor possui transposição de nona maior, a do saxofone soprano possui de segunda maior, mas isso é assunto para uma outra publicação.

 

SHARE
Previous articleO que é instrumento transpositor? Parte I
Next articleEntrevistas com músicos
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.