Instrumentar e orquestrar é a mesma coisa?

Instrumentar e orquestrar é a mesma coisa?

Instrumentar e orquestrar é a mesma coisa?

Sim, os termos se referem a uma ação que enobrece uma ideia melódica, apresentando em múltiplos timbres uma melodia – se refere então a combinar ou aplicar ideias em instrumentos ou instrumentações diversas. Em diferentes frequências, e que somadas consolidam a apresentação de uma ideia musical.

Instrumentar é direcionar uma ideia musical para algum instrumento. Orquestrar, instrumentar para alguma formação ampla – orquestral.

Uma melodia pode ser orquestrada com ideias como bloco, que consiste em sublinhamento, sombreamento, orquestração por pontos de apoio, orquestração por fragmentação. Termos tipificados no bom estudo da composição.

Compreende? Simples assim. Vamos falar de música de maneira a facilitar o processo criativo, desconstruindo as barreiras que o academicismo provoca nos estudantes. Procure minhas obras no streaming, tem uma gama importante de variações de orquestração.

E vem estudar!

#VemProSouzaLima

Onde estudamos isso? No técnico de composição e arranjo, mas também temos outros espaços, como por exemplo, a faculdade em sua grande de composição.

Conhece meus núcleos de compositores? Lá falamos disso.